Mais um fim de ano se aproxima e o Natal, com toda sua magia e encanto, será celebrado no Brasília Shopping com uma série de apresentações culturais. A programação do Natal Musical, com curadoria de Jaque Dias, contempla adultos e crianças e começa no dia 10 de novembro. Segundo Jaque, o público da capital terá oportunidade de conhecer o melhor da música instrumental produzida na cidade, com apresentações que visitam do clássico à MPB, passando por estilos mundialmente consagrados como o Jazz. “Os brasilienses têm excelente gosto musical. São pessoas que viajam, conhecem novas culturas e refinam seu olhar sobre o mundo. Por isso convidamos para fazer parte do Natal Musical grandes nomes da capital com talento reconhecido no Brasil e no exterior”, comenta.
Nos próximos dias 10 e 11 de novembro (sábado e domingo), a garotada poderá curtir um espetáculo inédito da Orquestra de Cordas Música para Crianças, do Departamento de Música da UnB, sob a direção do prof. Ricardo Dourado Freire. Com “O Carnaval dos Animais”, a Orquestra de Cordas MPC irá oferecer ao público um concerto de crianças para crianças, já que o grupo é formado por pequenos que começaram seus estudos musicais ainda bebês e que participaram da iniciação musical no violino, na viola e no violoncelo entre 6 e 8 anos de idade. A obra do francês Camile Saint-Saens foi composta no final do séc. XIX e oferece um passeio musical por um zoológico imaginário. Cada movimento descreve uma situação com animas, sendo possível observar a entrada real do Leão, a movimentação de um pássaro cuco na floresta ou animais velozes correndo de maneira selvagem. As duas apresentações serão no Teatro do Brasília Shopping, sempre às 16h.
Já os adultos serão agraciados com dois eventos musicais. No sábado (10), o contrabaixista acústico e membro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Alex Queiroz, se apresenta acompanhado de Flávio Silva (teclado), Moisés Alves (trompete) Célio Maciel (bateria). O quarteto reservou para ocasião um repertório variado entre os standards do Jazz e da Bossa Nova com destaques para Tom Jobim, João Donato, Cole Porter, Miles Davis, Duke Wellington e Victor Young.
Alex iniciou seus estudos na Escola de Música de Brasília e formou-se bacharel em música pela Universidade de Brasília (UnB), obtendo posteriormente o mestrado da Messiane Academie, na Holanda, sob orientação do professor Hans Roelofsen, em 2006. Ao fixar residência em Londres entre 2002 e 2007, apresentou-se na Royal Phylarmonic Orchestra e fez turnê pela Holanda e Inglaterra, com a Orkest van et Oosten. Nesse período, participou intensamente de performances jazzísticas com diversos músicos consagrados da noite londrina, dentre eles, Joe Thompson, Nick Durkan, Eriko Ishiraha, Julie Mckee e Chris Rodgers.
Já no domingo (11), Liliana Gayoso e Jayme Ernest Dias apresentam ao público do Brasília Shopping o CD Ternura, trabalho que revela a instrumentista em sua melhor forma. Tocando um violino vigoroso e carregado de amor à música, os acordes da violinista repousam sobre o violão seguro e cheio de sentimento de Jaime. Com lirismo e beleza, a dupla se adequa perfeitamente ao projeto do mall de abrir as portas para boa música brasileira instrumental na época do Natal.
Liliana é violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) e professora do CEP/BEM – Centro de Ensino Profissional/Escola de Música de Brasília. Formada pela Universidade de Brasília, foi solista da OSTNCS, com a qual realizou turnês em diversos países da Europa ao lado de consagrados artistas brasileiros e internacionais. Jaime Ernest Dias é licenciado em música pela UnB e professor do CEP/BEM, é fundador do Clube do Choro de Brasília e tem se destacado pela criação e direção de diversos grupos de câmera, como a “Orquestra de Cordas Brasileiras”, a “Orquestra de Violões de Brasília”, o “Instrumental e Tal” e o “Corda Solta”.
Programação Completa
Para os adultos:
Apresentações aos sábados e domingos de 10/11 a 16/12
Horário: 17h **As formações se apresentarão nos seguintes horários (17h às 17h40 – pausa de 20 min – 18h às 18h40)
Local: 1° piso, em frente ao Fran’s Café
**Os grupos se apresentarão aos sábados e os duos aos domingos
DATA GRUPO/DUO
10/11 – Alex Queiroz Quartet (jazz)
11/11 – Liliana Gayoso e Jayme Ernest Dias ( lançamento do CD ternura)
17/11 – Nós Nas Madeiras
18/11 – Pablo Fagundes e Marcus Moraes
24/11 – Quarteto Capital
25/11 – Henrique Netto e Daniel Castro
01/12 – Alex Queiroz Trio- instrumental
02/12 – Mandrágora
08/12 – Bruno Patrício Quinteto (choro)
09/12 – Duo Ágora
15/12 – Orquestra de Senhoritas
16/12 – Oswaldo Amorim e Renato Vasconcellos
Para os pequenos:
As crianças serão presenteadas com dois projetos musicais/lúdicos que visam despertar o interesse do público infantil para a música, em especial o estilo erudito:
• Orquestra de Cordas Música para Crianças, do Departamento de Música da UnB. Concerto narrado: O Carnaval dos Animais – do francês Camille Saint-Saëns, composto especialmente para o público infantil. Cada instrumento representa um animal e outras peças. Espetáculo inédito.
• Estúdio Barroco para Crianças, da série Concerto para Crianças, idealizado por Naná Maris. Com um caráter lúdico e divertido, o espetáculo pretende aproximar a criança da história e da música.
APRESENTAÇÕES:
Orquestra de Música para Crianças – UnB
Regência do maestro Ricardo Dourado
Dias: 10 e 11 de novembro e 01 e 02 de dezembro
Horário: 16h
Local: Teatro Brasília Shopping
Barroco para Crianças
Dias: 17, 18, 24 e 25 de novembro e 8, 9 e 15 de dezembro
Horário: 16h
Local: Teatro Brasília Shopping
* Nos meses de novembro e dezembro os espetáculos serão apresentados em única sessão (16h) especialmente para os clientes do Mais Brasília Kids. Para aderir ao Mais Brasília Kids basta fazer seu cadastro gratuitamente no Balcão de Informações, localizado no 1º Piso.