Menu
Viva

Popó conta sua emocionante história de vida em biografia

Arquivo Geral

05/11/2013 16h42

Luta, briga e força nem sempre são sinônimos de violência. Esses substantivos servem também para falar de sobrevivência, superação e sucesso. Desde pequeno, Acelino Freitas enfrentou grandes lutas em sua vida, como a fome, a miséria, a desestrutura familiar, a tentação de seguir caminhos errados e o desafio próprio de conseguir dar condições melhores à sua família.

 

Popó conseguiu não só alcançar esses objetivos, como também emocionou sua família e amigos, cravou seu nome na história do boxe mundial e virou um dos maiores ídolos brasileiros do esporte ao lado de Pelé, Ayrton Senna, Gustavo Kuerten e Éder Jofre.

 

Essa história emocionante é contada em detalhes pelo jornalista Wagner Sarmento em Com as próprias mãos, biografia de Acelino “Popó” Freitas, quatro vezes campeão mundial de boxe. 

 

O livro traz a história de vida do campeão dentro e fora dos ringues: o relacionamento conturbado de seus pais, a influência de seu irmão na escolha da carreira de pugilista, a grande virada financeira, a injustiça que quase acabou com sua reputação, o drama para atingir o peso necessário para as lutas, a consagração popular demonstrada nas urnas, além da descrição de todos os combates de Acelino. Um documento histórico do esporte nacional.

 

O prefácio de Com as próprias mãos é de Galvão Bueno, a voz que narrou a maioria das lutas da carreira de Popó.

 

Lançamento Brasília – 12.11

Local: Leitura – Terraço Shopping
Hora: 19h30
Endereço: Área Especial – Octogonal – Cruzeiro – Sudoeste

 

CONFIRA ALGUMAS CURIOSIDADES APRESENTADAS NA OBRA:

• O nocaute mais rápido da carreira de Popó foi logo em seu segundo combate como profissional, contra Valdevino Monteiro, com a impressionante marca de 23 segundos;

 

• A primeira experiência de Popó com o pugilismo foi ao treinar em um saco de areia pendurado em uma trave próxima ao casebre em que morava, incentivado por seu irmão, Luis Cláudio. Nas mãos, para servir como luvas, foram colocadas espumas de colchão amarradas com cadarços;

 

• Popó quase se naturalizou norte-americano. Seu empresário, ao ver que seu cliente perdia muitas oportunidades de publicidade pelo fato de não saber falar inglês, quis que ele residisse em definitivo nos Estados Unidos. A proposta balançou Popó, mas seu amor pelo Brasil falou mais alto do que os dólares americanos;

 

• Em 2003 Acelino recebeu um inusitado convite para posar nu em uma revista. Como era uma proposta totalmente diferente dos seus objetivos de vida, ele recusou.

 

O AUTOR

Wagner Sarmento nasceu em Recife em 1984. Herdou do pai, músico, o dom e o gosto pelas palavras. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em história pela Universidade de Pernambuco (UPE), é repórter do Jornal do Commercio desde 2007. Com incursões pela poesia e pela crônica, realiza coberturas nas áreas social e de direitos humanos e conquistou três prêmios por suas reportagens. O maior deles foi o Prêmio Latino-Americano de Periodismo sobre Drogas, em 2011, fruto de uma reportagem especial sobre a vida de estrangeiros presos no Brasil como soldados do tráfico internacional de drogas.

 

O BIOGRAFADO

Acelino Freitas é o quinto dos seis filhos de Babinha e Zuleica. Nasceu em 21 de setembro de 1975 na Baixa de Quintas, bairro pobre de Salvador. Vislumbrou no boxe um instrumento para mudar sua história. O primeiro título chegou quando tinha apenas 14 anos. A partir dali, o apelido de infância, Popó, virou sinônimo de vitória. Foram quatro títulos mundiais por duas categorias diferentes, uma unificação, 29 nocautes consecutivos, 39 triunfos e a honraria de se tornar supercampeão após dez defesas de cinturão. Aposentado do boxe, Acelino retomou os estudos e foi eleito, em 2010, deputado federal.

 

 

SERVIÇO:

COM AS PRÓPRIAS MÃOS
Wagner Sarmento | 200 pp. | 14 x 21 cm | R$ 45,90
Editora: Panda Books | ISBN: 978-85-7888-325-6 | CB: 9788578883256

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado