Começa nesta quinta-feira, às 21h, a temporada da peça Conto do Inverno, uma das últimas obras shakespearianas. A adaptação entra em cartaz no Teatro Goldoni e foi montada pela Cia Brasilienses de Teatro com direção de James Fensterseifer.
A partir do livro do crítico literário estadunidense Harold Bloom, Shakespeare, A Invenção do Humano, o diretor se inspirou para criar a versão brasiliense fundamentada nas características da peça do dramaturgo inglês, conhecida por não se enquadrar em nenhum gênero teatral (tragédia, comédia, drama, romance). As obras misturam um pouco de cada elemento. Além disso, de acordo com o crítico, o personagem principal, Leontes, Rei da Silícia, carrega dentro de si fragmentos de outros grandes personagens do autor, como Macbeth, Otelo e Iago – e isso também estimulou a adaptação.
“Talvez por ser um de seus últimos textos, ele tenha tentado usar todo o conhecimento nessa obra e, por isso, utilizou uma abordagem que perpassa por todos os gêneros”, conta Fensterseifer.
A adaptação, inédita em Brasília, é uma das poucas executadas no país devido a sua dificuldade. “É um texto complexo, bem intrincado, além da transição de gêneros e da tradução complicada. Foi preciso traduzir a tradução e torná-la mais agradável. Levei cinco meses para conseguir essa adaptação, em cima de cinco traduções. E mesmo assim elas não chegavam a mesma conclusão”, revela o diretor.
A história se passa em torno dos dramas psicológicos de Leontes, quando ele insiste que o amigo de infância, Polixenes, continue hospedado em sua casa. No entanto, somente após os apelos da rainha Hermione, que está grávida da primeira filha do casal, o amigo decide permanecer. O fato deixa o rei transtornado e doente de ciúme. Possuído, Leontes manda matar o amigo e o bebê recém-nascido. Anos depois, ele descobre que sua filha não morreu e decide buscar a redenção de seu pecado.
Conto de Inverno – De hoje a 27 de fevereiro. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h. No Teatro Goldoni (Casa D’Itália, 208/209 Sul). Entrada é franca mediante doação de alimento não perecível. Informações: 3443-1747. Não recomendado para menores de 12 anos.< !--[if gte mso 10]>
Começa nesta quinta-feira a temporada da peça Conto do Inverno, uma das últimas obras shakespearianas, às 21h, no Teatro Goldoni. A adaptação foi montada pela Cia Brasilienses de Teatro e dirigida por James Fensterseifer.
A partir do livro do crítico literário estadunidense Harold Bloom, Shakespeare, A Invenção do Humano, o diretor se inspirou para criar a versão brasiliense fundamentada nas características da peça do dramaturgo inglês, que não se enquadram em nenhum gênero teatral (tragédia, comédia, drama, romance), mas mistura um pouco de cada elemento. Além disso, de acordo com o crítico, o personagem principal, Leontes, Rei da Silícia, carrega dentro de si fragmentos de outros grandes personagens do autor, como Macbeth, Otelo e Iago, e isso também estimulou a adaptação.
“Talvez por ser um de seus últimos textos, ele tenha tentado usar todo o conhecimento dele nessa obra e, por isso, utilizou uma abordagem que perpassa por todos os gêneros”, conta Fensterseifer.
A adaptação é inédita em Brasília e é uma das poucas executadas no país devido a sua dificuldade. “É um texto complexo, bem intrincado, além da transição de gêneros e a tradução complicada. Foi preciso traduzir a tradução e torná-la mais agradável. Levei cinco meses para conseguir essa adaptação, em cima de cinco traduções e mesmo assim elas não chegavam a mesma conclusão”, revela o diretor.
A história se passa em torno dos dramas psicológicos de Leontes, quando ele insiste que o amigo de infância, Polixenes, continue hospedado em sua casa. No entanto, somente após os apelos da rainha Hermione, que está grávida da primeira filha do casal, o amigo decide permanecer. O fato deixa o rei transtornado e doente de ciúme. Possuído, Leontes manda matar o amigo e o bebê recém-nascido. Anos depois, ele descobre que sua filha não morreu e decide buscar a redenção de seu pecado.
Conto de Inverno – De hoje a 27 de fevereiro. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h. No Teatro Goldoni (Casa D’Itália, 208/209 Sul). Entrada é franca mediante doação de alimento não perecível. Informações: 3443-1747. Não recomendado para menores de 12 anos.<-- >