Premiada versão de um clássico do cinema, o espetáculo 12 Homens e uma Sentença aporta em Brasília de 25 de agosto a 9 de setembro para uma temporada de 12 apresentações no CCBB da capital. Criado para um teleteatro, na década de 1950, tornou-se um dos mais famosos filmes de tribunal, sob a direção de Sidney Lumet e protagonizado por Henry Fonda, indicado ao Oscar pelo trabalho.
A peça está em cartaz quase ininterruptamente, há dois anos, em São Paulo. Sua atual temporada foi prorrogada seguidamente e só termina na semana anterior à estreia em Brasília. 12 Homens e uma Sentença é produzida por Ana Paz, com tradução de Ivo Barroso e direção de Eduardo Tolentino de Araújo. Na capital, o espetáculo volta ao palco italiano, depois de um ano e meio em arena, e traz na bagagem o reconhecimento da crítica: dois prêmios de melhor espetáculo (APCA e Contigo) e duas indicações ao Shell (diretor e ator, Norival Rizzo, cujo papel agora é de Henri Pagnoncelli).
Trama
Um júri de 12 homens, em um dia de calor escaldante em Nova York, precisa chegar a uma sentença unânime para executar ou absolver um jovem acusado de matar o pai. Todo o conflito começa quando um dos jurados se torna a voz dissonante do grupo, a princípio decidido pela condenação.