Menu
Viva

Paulo José encena peça na Caixa Cultural

Arquivo Geral

11/02/2011 15h10

O ator Paulo José e sua filha Ana Kutner realizam uma viagem poética pela obra da escritora Ana Cristina Cesar na adaptação teatral Um Navio no Espaço ou Ana Cristina Cesar, nesta sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h, na Caixa Cultural Brasília.

O espetáculo aborda as angústias e inquietações íntimas da poetisa, além da busca por uma identidade própria. O ator interpreta ele mesmo e, enquanto a atriz declama poemas, ele a questiona e a confronta.

Ana C, como era chamada no meio artístico, e Paulo José se conheceram nas instalações da Rede Globo, quando ele dirigia o programa Casos Verdade, em 1980, e ela trabalhava como revisora de texto. Entre inúmeras divergências de opinião, ambos compartilhavam uma relação conflituosa. O ator, ao ler seus textos após sua morte, fascinou-se pela profundidade na escrita dela e passou a entendê-la e a admirá-la.

A peça estreou nacionalmente em 2009 no Rio de Janeiro e foi encenada em Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. O texto é de Maria Helena Künher e a direção de Walter Daguerre.

Após sobreviver a uma tentativa de suicido, Ana Cristina Cesar se jogou do apartamento de seus pais e morreu, aos 31 anos. A escritora deixou um legado importante para a geração do mimeógrafo e sua poesia marginal.

 

Um Navio no Espaço ou Ana Cristina Cesar – Nesta sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. No Teatro da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul, Quadra 4, complexo do edifício da Caixa Econômica Federal). Informações: 3206-9448. Não recomendado para menores de 14 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado