Os estúdios brasileiros ficaram pequenos para o trio de rock instrumental Pata de Elefante. Masterizado por Steve Rooke, no famoso Abbey Road, local em quem os Beatles gravaram clássicos, o terceiro álbum do grupo gaúcho, Na Cidade, é um disco consciente. “Sabíamos o que desejávamos em cada uma das músicas. É um álbum urbano, menos folk”, diz o baterista Gustavo Telles. Com quatro passagens por Brasília, umas delas na Feira de Música Independente e outra no festival Móveis Convida, promovido pela banda Móveis Coloniais de Acaju, o Pata de Elefante faz o lançamento do Na Cidade nesta sexta-feira, às 21h, no América Rock Club.
Exemplo na cena de rock instrumental, o Pata de Elefante surgiu em 2002 em um primeiro show conturbado. “Conheci o Daniel Mossman (guitarra e baixo) em cima da hora, em uma apresentação em que outro músico não apareceu para tocar”, conta Telles, sobre o trio improvisado que perdura até hoje. Ali, perceberam que um vocalista não faria falta na trajetória da banda. “Foi a música instrumental que se impôs sobre a gente”, afirma Telles. Com referências de mestres como Enio Morricone e Nino Rota, compositores de trilhas sonoras, mais o rock, o blues e o funk, o Pata de Elefante soa divertido. “Valorizamos a melodia e buscamos autenticidade no trabalho. Com gostos musicais parecidos, é fácil conceber artisticamente”, diz o baterista.
Premiados no Video Music Brasil, da MTV, em 2009, o trio já esteve na lista dos 25 melhores discos do país, da revista Rolling Stone. “Os prêmios nos deram visibilidade e nos ajudaram a alcançar novos públicos. Esse respaldo é sempre salutar”, conta Telles. O reconhecimento musical por meio da crítica e do público favorece o sucesso de novas bandas do gênero. “Somos exemplo de que é possível viver de rock instrumental no Brasil”, se orgulha o baterista Gustavo Telles.
Pata de Elefante – Sexta-feira, às 21h, no América Rock Club (QS 3, conj. 13, Pistão Sul de Taguatinga). Abertura com o guitarrista Dillo D´Araújo. Entrada: R$ 10. Informações: 7816-0510. Não recomendado para menores de 18 anos.