Em show para encher os olhos dos brasilienses, o Russian State Ballet, um dos grandes nomes da dança mundial, desembarca na cidade para apresentar na íntegra o espetáculo Lago dos Cisnes, em cartaz neste sábado, às 21h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Após turnê pela Europa, a companhia traz a montagem para mais de 20 cidades do Brasil pela primeira vez.
Adaptação
Para manter o frescor no palco, os bailarinos fazem passos inovadores que unem o erudito com o moderno. A dança tradicional incorporou pequenos toques de contemporaneidade. Este paralelo tem como meta preservar a herança da coreografia russa e da Europa Ocidental.
“A companhia se caracteriza por buscar joias de música clássica para incorporar ao balé”, conta Augusto Stevanovich, o diretor de turnê.
Tradição
Manter a tradição por tantos séculos e torná-la atraente para especialistas e leigos é um grande desafio enfrentado. A companhia tem 32 anos de estrada e é liderada pelo coreógrafo Viatcheslav Gordeev, cuja trajetória costuma emocionar culturas e gerações, encantando jovens, adultos e idosos. “Os desafios são permanentes e somente encarando-os conseguimos elevar o nível do trabalho. Porém, temos em mente que é uma tarefa permanente”, conta Gordeev.
A companhia possui um teatro próprio na Rússia, onde mais de 100 bailarinos atuam. Para esta turnê, ela conta com o apoio de empresas nacionais. “É difícil transportar tantos integrantes e equipamentos. Ganhamos um avião para viajar o País. Nunca tivemos um apoio como este”, ressalta Stevanovich.