Camila Maxi
camila.maxi@jornaldebrasilia.com.br
Conhecido por sua música e ativismo cultural, Gilberto Gil recebe bela homenagem em forma de exposição. A partir de amanhã, o público pode conferir a mostra Gil70, que traz em seu acervo dezenas de obras e informações sobre o responsável por cantar o País.
Ao longo de cinco meses, André Vallias se empenhou em prol desta empreitada, como curador. Ele convidou dezenas de artistas para conceberem obras baseadas na arte de Gil. Vallias conta que a seleção dos escolhidos se deu pelo princípio de afinidade que eles tinham com o músico. “É sempre surpreendente apostar em certos artistas, dando total liberdade de criação. É um tiro no escuro”, explica.
Ao total, 23 composições fazem parte da mostra, entre pinturas, grafites, vídeos, fotografias, esculturas, poesia visual e até mesmo instalações interativas, que estão entre os destaques. Uma das mais procuradas é Corações a Mil, da cantora Adriana Calcanhotto. “É bonita e muito leve. Prende a atenção dos visitantes”, diz.
O objetivo da exposição, segundo André, é estimular o público a conhecer a figura do artista, oferecendo informações sobre ele. “Entre todos os artistas da década de 1970, acredito que Gilberto Gil é o mais completo”, afirma.
Trajetória
O público também poderá conferir uma linha do tempo ilustrada com fotos e capas de discos, além de 18 displays interativos com áudio, letras e comentários de 70 composições. Há também, quatro totens multimídia que reúnem depoimentos de Gil sobre todas as fases de sua vida.
Há 16 anos, o designer gráfico André Vallias acompanha Gilberto Gil. E com a aproximação do jubileu de ouro, nasceu a ideia de comemorar a data. “Em todo este tempo, passei a admirá-lo também como pessoa. Aprendi muito ao seu lado”, revela.
Colaborações e participações bem especiais
Gil também teve sua cota de colaboração na exposição. Ele contribuiu sonoramente, com assobios e violão, para Oriente, uma instalação interativa, criada pelo músico Jarbas Jácome.
Além de todo atrativo, a mostra também possui um portal, formado por uma antologia de textos escritos por Gil, que incluem manifestos, entrevistas, artigos e até mesmo discursos. Os conteúdos podem ser acessados pelo seguinte endereço na internet: www.gil70.com.br
Personalidades
Há, ainda, uma coletânea de crônicas especiais concebidas exclusivamente para a celebração, escritas por nomes como Rita Lee, Fernanda Torres, Jorge Mautner, Evando Nascimento, DJ Dolores, Paquito, Andre Midani, Inês Pedrosa entre outros.
O curador afirma que não houve dificuldades ao recrutar personalidades para trabalhar na mostra. “O Gil é uma pessoa ímpar, que coleciona afetos e admiração”, conclui.