O tradicional concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) recebe nesta terça-feira o violinista alemão Erich Lehninger. No programa desta noite, a Fantasia Escocesa para Violino e Orquestra, de Max Bruch, e a Sinfonia no. 2 de Alexander Borodin. A regência é da maestrina Elena Herrera.
Erich Lehninger fez parte da classe de Max Rostal na Escola Superior de Música em Colônia, onde se diplomou em 1969. Ainda estudante, foi Spalla da Orquestra de Câmara da Renânia. Além disso, Foi solista de renomadas orquestras, como Bamberger Sinfoniker (Orquestra Sinfônica de Bamberg), Nordwestdeutsche Philharmonie e Westfälisches Sinfonieorchester.
Em apresentações constantes pelo mundo, Erich realizou no Brasil a primeira audição sul-americana do concerto Memória de um Anjo, de Alban Berg, em 1970. Depois disso, se radicou no Brasil e fundou, junto com Gilberto Tinetti e Watson Clis, o Trio Brasileiro, que logo se consagrou com apresentações e gravações no Brasil e no exterior.
Em sua carreira no Brasil, também foi spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e spalla e regente do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Premiado, é responsável pela formação de duas gerações de jovens violinistas brasileiros.
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional recebe o violinista Erich Lehninger – Terça-Feira (5), às 20h, na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Entrada franca. Informações: 3325-6232. Não recomendado para menores de 12 anos.