Brasília recebe pela primeira vez Lettieres Leite & Orkestra Rumpilezz, nesta sexta-feira (25), a partir das 22h. A orquestra foi montada em 2006 pelo arranjador e saxofonista Lettieres Leite, com a proposta de unir a sonoridade tradicional da percussão baiana e a musicalidade sacra do Candomblé, com uma roupagem moderna, inspirada pelo jazz e por ritmos caribenhos.
Em 2010 lançaram o primeiro CD, chamado simplesmente Lettieres Leite & Orkestra Rumpilezz, contemplado como o melhor disco de música instrumental e revelação do ano pelo Prêmio da Música Brasileira. A mistura de estilos está presente desde o nome da banda, onde Ru, Rumpi e Lé são os três atabaques do Candomblé, e o ZZ faz referência ao jazz.
A orquestra tem se apresentado Brasil afora e pela primeira vez chega à Brasília, encerrando o evento Arte e Cidadania, no complexo da Funarte. A orquestra dividiu o palco no último Rock in Rio com os brasilienses da banda Móveis Coloniais de Acaju e a paulistana Mariana Aydar, abrindo o evento, além de já ter dividido o palco com nomes como Armandinho Macedo, Stanley Jordan e Toninho Horta.
Antes e depois do show, os DJs do Criolina tocam músicas de todo o mundo para animar a noite.