Regulamentada em abril deste ano no DF, a Lei de Incentivo à Cultura tem como objetivo estimular a realização de projetos culturais. Primeira a aderir à regulamentação, a Oi divulgou esta semana, durante coletiva de imprensa, o resultado da seleção do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados no Distrito Federal. Nesta primeira edição, a iniciativa vai investir mais de R$ 3 milhões em 30 projetos, entre 319 inscrições. A partir do ano que vem, o DF vai englobar ao edital nacional do programa.
A atriz Carol Fazu estrela o musical Uma Canção para Janis, inspirado na vida e na obra de Janis Joplin, um dos espetáculos agraciados pelo projeto. Com dramaturgia original do cineasta José Eduarto Belmonte, a direção da peça é de Bruce Gomlevsky. “Tenho uma identificação muito grande com a Janis, acho ela uma cantora com uma sensibilidade incrível”, conta Carol.
O espetáculo terá três apresentações gratuitas em Ceilândia. Segundo a atriz, o programa é importante pois valoriza projetos em outras regiões. “As empresas que apoiam cultura têm que ter como prioridade levar cultura para as áreas onde as pessoas têm menos acesso”.
Festivais
Além de ter como característica democratizar o acesso à cultura, o programa da Oi apoia principalmente festivais nas áreas do audiovisual, música, artes cênicas e cultural popular, como os projetos Festival Internacional de Filmes Curtísssimos – Très Court, Festival Movéis Convida e o Festival Internacional de Teatro de Brasília – Cena Contemporânea, além de iniciativas que preveem a produção de conteúdos digitais multiplataforma, como o BSB Hero, aplicativo de música voltado para o público jovem.