Michel Toronaga
michel.toronaga@jornaldebrasilia.com.br
Conhecida como a deusa loira do cinema brasileiro, Odete Lara é homenageada com uma mostra cinematográfica que começa esta noite no Centro Cultural Banco do Brasil. Até o dia 29 de maio serão exibidos 16 longas-metragens que traçam um panorama da bem sucedida carreira da artista.
As obras tiveram curadoria de João Juarez, que selecionou filmes famosos como O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969), de Glauber Rocha. Outras produções mais raras também fazem parte de Odete Lara, Atriz de Cinema. É o caso de Em Família, drama dirigido por Paulo Porto em 1971. “Foi um trabalho de detetive localizar alguns filmes”, conta João, que revela que conseguiu cópias em película da maioria das produções.
Serão exibidos três filmes por dia, sempre com entrada franca e às 17h, 19h e 21h. Nesta terça-feira o cinema do CCBB vai projetar a comédia Absolutamente Certo, de Anselmo Duarte; Moral em Concordata, de Fernando De Barros; e Oto Lara Rezende ou… Bonitinha, Mas Ordinária, de Billy Davis.
Talentosa
A mostra teve início no Rio de Janeiro e, depois de Brasília, irá para São Paulo. Um dos destaques da programação é o debate que será realizado no dia 26, às 21h. “Vamos conversar sobre a importância da Odete para o cinema nacional“, adianta o curador, que convidou para a conversa o cineasta Antonio Carlos Fontoura. Além de ter dirigido dois filmes com a atriz, Fontoura também foi casado com ela.
“Vivi dos 25 aos 28 anos com ela e até hoje somos amigos”, comenta Antonio Carlos. “No debate devemos conversar sobre a carreira da Odete e falar sobre alguns detalhes que nem todo mundo sabe. Por exemplo, ela é uma cantora sensacional e gravou um disco com Vinícius de Moraes”, revela. “Ela fez Copacabana Me Engana, que foio meu primeiro longa”, lembra.
Outro título que Fontoura dirigiu e que estará em cartaz é A Rainha Diaba, onde Odete inspirou na cantora Maysa para interpretar a protagonista. A atriz também teve trabalhos na televisão e teatro, sendo que tornou-se conhecida depois de participar de um desfile de moda.
Atualmente Antonio Carlos Fontoura está em Brasília em pré-produção para Somos Tão Jovens, longa-metragem que mostrará a juventude de Renato Russo, da banda Legião Urbana.
Odete Lara – Atriz de Cinema – A partir desta terça-feira até 29 de maio, às 17h, 19h e 21h, no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul). Entrada franca. Informações: 3310-7087. A classificação indicativa varia de acordo com o filme.
Confira a programação:
Nesta terça-feira
17h – Absolutamente Certo
19h – Moral em Concordata
21h – Bonitinha, mas Ordinária
Quarta-feira
17h – Sábado a Noite, Cinema
19h – O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro
21h – Câncer
Quinta-feira
17h – Um Filme 100% Brazileiro
19h – Em Família
21h – A Estrela Sobe
Sexta-feira
17h – O Gato de Madame
19h – Boca de Ouro
21h – Copacabana me Engana
Sábado
17h – Bonitinha, mas Ordinária
19h – O Princípio do Prazer
21h – A Rainha Diaba
Domingo
17h – Copacabana me Engana
19h – Noite Vazia
21h – Moral em Concordata