Lúria Rezende
Especial para o Jornal de Brasília
Os brasilienses já estão familiarizados com as obras do grafista Athos Bulcão pela cidade. É moda tirar fotos conceituais com seus painéis ao fundo. Para além dos azulejos da Igrejinha, Brasília Palace Hotel e Parque da Cidade, a fundação do artista lança, nesta sexta, um livro de colorir com traços definidos por ele.
Ao todo são dez desenhos de pinturas, azulejos e relevos, acompanhados de informações que destacam as características da obra e as regras de composição que guiaram o trabalho de Athos. “Os textos trazem informações sobre as obras de integrações com a arquitetura, como o nome de quem projetou, como ele organizou a composição, a data e o lugar”, explica Vitor Borysow, designer que elaborou o projeto gráfico da publicação.
Para ele, um dos objetivos do livro é que, ao pintar os desenhos, as pessoas possam entender como funcionava a cabeça dele e, assim, entender seu trabalho. “Ele era genial em suas criações”. Como brinde, um estojo com quatro lápis de cor aquarelável acompanham a edição.
Grafismo
A arte de Athos Bulcão vai da pintura de cavalete, da qual nunca abriu mão, às fotomontagens, da gravura aos desenhos, máscaras, objetos, cenários para teatro e artes gráficas. Em seus painéis em azulejo, destacam-se a modulação e o grafismo habilmente criados com base nas formas geométricas.
“Tivemos o cuidado de escolher composições com mais de uma cor, como o painel da Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Além disso, os desenhos têm traços cinza”, diz Borysow. Em parceria com a Fundação Athos Bulcão, o JBr. trará, até sexta, na última página, desenhos para colorir.
O que as crianças veem
Além do livro, na ocasião, na sede da Fundação Athos Bulcão (404 Sul), será lançada a exposição Desenhando com Athos, que apresenta desenhos de crianças do Distrito Federal, inspirados na obra do artista.
Os trabalhos infantis fazem parte do projeto que homenageia o grafista, que completaria 97 anos no início deste mês.
“Já há algum tempo tínhamos a vontade de organizar uma exposição com esses desenhos pois, desde que a fundação iniciou suas atividades educativas e culturais com crianças e adolescentes, temos recebido, com muito prazer, suas contribuições inspiradas na obra do Athos”, comenta Valéria Cabral, secretária executiva da fundação.
Serviço
Lançamento do livro Athos Bulcão para Colorir e abertura da exposição Desenhando com Athos Bulcão – Sexta-feira, às 18h30. Na Fundação Athos Bulcão (404 Sul). Entrada franca. Informações: 3322-7801. Classificação livre.