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Obra de Rafael é encontrada em depósito de museu italiano

Arquivo Geral

07/05/2010 18h26

Um grupo de especialistas em arte descobriu que um dos quadros encontrados no depósito de um museu da cidade italiana de Modena e que até agora era considerado como uma cópia, era na realidade uma pintura original do gênio renascentista Rafael (1483-1520).

Trata-se de uma tela de 35 x 30 cm, segundo os especialistas, pintada entre 1518 e 1520 e que poderia ser um primeiro esboço feito por Rafael da “Madonna della Perla”, atualmente em exposição no Museu do Prado, em Madri, informou o jornal “La Stampa” em sua edição digital.

O superintendente de Arte de Modena e Reggio Emilia, Mario Saclini, explicou que “o primeiro indício” que o levou a pensar que o retrato podia pertencer ao mestre renascentista foi “o traço fino do desenho”.

Além disso, a tela tinha um selo de uma galeria do século XVII, algo que, segundo Saclini, seria “estranho” a uma obra de pouco valor.

A restauradora Lisa Veneros Pesciolini, coordenadora dos trabalhos que revelaram a autoria de Rafael, disse que “as análises efetuadas sob as diferentes camadas de restaurações anteriores permitiram descobrir o desenho original” e confirmar a “intuição” de Scalini.

Segundo o superintendente, é uma descoberta “de extrema importância”.

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    Arquivo Geral

    07/05/2010 16h51

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    Trata-se de uma tela de 35 x 30 cm, segundo os especialistas, pintada entre 1518 e 1520 e que poderia ser um primeiro esboço feito por Rafael da “Madonna della Perla”, atualmente em exposição no Museu do Prado, em Madri, informou o jornal “La Stampa” em sua edição digital.

    O superintendente de Arte de Modena e Reggio Emilia, Mario Saclini, explicou que “o primeiro indício” que o levou a pensar que o retrato podia pertencer ao mestre renascentista foi “o traço fino do desenho”.

    Além disso, a tela tinha um selo de uma galeria do século XVII, algo que, segundo Saclini, seria “estranho” a uma obra de pouco valor.

    A restauradora Lisa Veneros Pesciolini, coordenadora dos trabalhos que revelaram a autoria de Rafael, disse que “as análises efetuadas sob as diferentes camadas de restaurações anteriores permitiram descobrir o desenho original” e confirmar a “intuição” de Scalini.

    Segundo o superintendente, é uma descoberta “de extrema importância”.

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