Camila Maxi
camila.maxi@jornaldebrasilia.com.br
O universo lúdico invade os palcos do Teatro Nacional ao longo da semana. Em emocionante apresentação, o balé O Quebra-Nozes ganha, a partir de hoje, montagem especial, realizada pelas duas Gisele Santoro, mãe e filha, que dividem o mesmo nome e a paixão pela dança, sendo responsáveis pela coreografia e direção artística. A peça foi elaborada pelo compositor russo Tchaikovsky, com coreografias do dançarino Lev Ivanov. Em Brasília, terá música ao vivo com orquestra sinfônica regida pelo maestro Cláudio Cohen.
Conhecida desde 1892, a história sempre é encenada na véspera do Natal. “Esse espetáculo circula o mundo inteiro nesta época do ano, então aproveitamos a oportunidade para fazer nossa própria montagem”, diz Gisele Santoro.
Dividido em dois atos, o clássico natalino conta a história de Clara, interpretada pela primeira solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Karina Dias. Na noite de Natal, ela ganha um presente incomum de seu padrinho: um boneco quebra-nozes – encenado pelo cubano Luis Ruben Gonzáles. Numa noite, após brincar com ele, a garota adormece e sonha com uma aventura, onde fantásticos eventos acontecem. Em meio a tanta emoção, o boneco se transforma em um príncipe, por quem Clara se apaixona.
O cenário deste reino encantado tem a assinatura do cenógrafo brasiliense Andrey Hemuche, e inclui uma árvore natalina com cerca de nove metros de altura, quadros pintados no estilo neoclássico e diversos elementos que remetem à cultura russa da época. “Foi um desafio montar essa produção, mas conseguimos fazer tudo em cinco semanas”, comenta Gisele.
Elenco
Uma das principais características do balé é a fidelidade à partitura original da música. Entre os destaques está o balé infantil, composto por 40 crianças que também fazem parte do elenco. Os pequenos estiveram envolvidos em todo o processo do espetáculo, desde a montagem do cenário e provas do figurino, até os ensaios da orquestra. “É prazeroso vê-las crescer e entender como é um espetáculo grandioso como este. Dá trabalho, mas é realmente prazeroso todo esse processo”, diz Santoro.
Serviço:
O Quebra-Nozes
Na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional (ao lado da Rodoviária do Plano Piloto). De hoje até quinta. Segunda e terça, às 20h. Quarta e quinta, às 16h e às 20h. Ingressos a R$ 20 (inteira). Informações: 3325-6256. Classificação livre.