
O Festival Curta Brasília já começa em grande estilo: desde sua primeira edição, é o maior evento de exibição de curta-metragem de Brasília, dedicado exclusivamente ao formato. O Festival acontecerá entre 29 de novembro a 02 de dezembro na Sala Martins Pena do Teatro Nacional, e vai prestigiar os apaixonados por cinema da Capital Federal com uma programação especial e diversificada com 51 filmes de várias regiões do país, sendo que grande parte participou dos principais Festivais nacionais e internacionais recentes, sendo 28 filmes inéditos no DF. Entrada franca. Informações e programação completa:www.curtabrasilia.com.br
Além de criar um novo espaço de difusão cinematográfica exclusiva para o formato, o objetivo do Festival é, também, promover o acesso do público local ao rico panorama da recente produção de curtas – de Brasília e do Brasil. A coordenadora geral e idealizadora do Festival, Ana Arruda comenta que “ a intenção, desde a primeira edição, é consolidar o Festival como um ambiente dedicado à valorização de curtas-metragens. E, sobretudo, firmar a cidade no circuito nacional de festivais dedicados a esse formato”.
Foram cerca de 450 curtas-metragens inscritos, de todo o país, dos quais a comissão de seleção do Festival escolheu para concorrer, na mostra competitiva Curta Brasília, 12 filmes representantes de Brasília e outros 18 títulos, de diferentes estados, que farão parte da mostra competitiva Curta Brasil. Alguns dos critérios que foram avaliados na seleção de filmes, explica o produtor executivo e idealizador do Festival, Alexandre Costa, foram aspectos como criatividade, ousadia, qualidade técnica e artística. Do total de curtas-metragens selecionados, adianta Alexandre, muitos dos que não foram selecionados para as mostras competitivas serão exibidos nas mostras paralelas. “Serão quatro mostras: Figuras, Provocações, De Norte a Sul e Mostra Infantil Calanguinho. São filmes maravilhosos que o público de Brasília merece assistir”, ele afirma.
A programação do Festival Curta Brasília, cuja exibição será na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro, contará com 6 mostras competitivas (sempre com 2 filmes do Distrito Federal e 3 de outros Estados) e 4 mostras paralelas, somando, durante os quatro dias de evento, um total de 10 programas, em mais de 830 minutos de projeção.
A maioria dos filmes de outros Estados são inéditos em Brasília, e foram recentemente premiados por festivais renomados como, por exemplo: Festival de Gramado, Festival Internacional de São Paulo, Festival do Rio, CinePE, 44º Festival de Cannes (Quinzaine dês Réalisateurs), 34º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand; L.A. Shorts Fest; Montreal World Film Festival; Moscow International Film Festival; Festival Internacional de Cinema do Uruguai; Festival Internacional de Cine en Guadalajara; Berlin Film Festival, dentre muitos outros.“É a chance do público assistir a essas produções pela primeira vez, depois de terem percorrido em festivais de todo o mundo”, ressalta Ana Arruda.
Importantes atrizes e atores participam dos filmes selecionados, em ficções e/ou documentários, como destaca Alexandre Costa: “Os curtas sempre revelaram talentos, mas vale destacar que contaremos com nomes conhecidos do grande público nessa edição, como Fernanda Montenegro, Nelson Xavier, Joel Barcellos, Osmar Prado e Dira Paes. Figuras como Laerte, Di Mello e Zé Celso Martinez Corrêa se destacam como personalidades principais em alguns filmes em que são homenageados.”

Além da exibição de filmes, o Festival conta um importante debate: “Os caminhos para o curta-metragem do DF – realidades e perspectivas”. O debate contará com a participação de realizadores dos filmes participantes do Festival, representantes de associações e entidades locais e nacionais, e profissionais da cadeia do audiovisual (fomento, produção, exibição, circulação e distribuição). Durante o Festival também terão três workshops gratuitos promovidos pela OZI: Sound Design, Modelagem e Animação 3D e Filmagem com Câmeras DSLR.
Dentro da programação, haverá uma mostra infantil aberta ao público, tendo também sessão exclusiva para 14 instituições atendidas pelo Instituto Sabin. Crianças de todo o DF terão a oportunidade de ver filmes que, além de serem divertidos, promovem reflexão sobre assuntos do universo infantil.
O festival vai premiar os filmes mais votados pelo Júri Popular o “Troféu Calango”, além de prêmio em dinheiro de R$ 5 mil para duas categorias: Melhor Curta-Metragem da mostra competitiva Curta Brasília e Melhor Curta-Metragem da mostra competitiva Curta Brasil. Outros prêmios serão oferecidos por importantes entidades do cinema: Prêmio Brazucah, Prêmio CineB, Prêmio Cinememória, Prêmio ABCV e Prêmio União dos Cineclubes do DF.
A expectativa, reforça Ana Arruda, é que o Festival, que foi feito e pensado para a cinéfila Brasília, seja um grande encontro do público. “Vão ser quatro dias intensos de muitos filmes. Esperamos que o Festival Curta Brasília fomente esse interesse contínuo das pessoas. Sabemos que Brasília tem muitos cinéfilos, então acreditamos que o evento será um sucesso”.