
Começa, a partir desta quarta-feira, a exposição Miragens: Arte Contemporânea no Mundo Islâmico, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. A mostra reúne 58 obras de arte contemporânea, de 19 artistas destacados no cenário internacional, que têm em comum em suas produções o universo cultural islâmico.
Idealizada po Rodolfo de Athayde, com patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra busca confrontar a imagem estereotipada que o Ocidente acabou desenvolvendo sobre o Islã e sua cultura.
As obras vêm de coleções europeias e norte-americanas, e de acervos de Paris, Istambul e Damasco. “A tradição muçulmana é muitas vezes questionada e mesmo reinventada nos trabalhos reunidos na exposição”, afirma a curadora Ania Rodríguez.
Paralelamente, o CCBB apresenta, até o dia 3 de julho, a mostra Islã: Arte e Civilização, com cerca de 300 peças que ajudam a contar os de 1,4 mil anos de história das nações do mundo islâmico, com curadoria de Rodolfo de Athayde e do professor doutor Paulo Daniel Farah.
Miragens: Arte Contemporânea no Mundo Islâmico – A partir desta quarta a 8 de junho. No Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Esplanada dos Ministérios). Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada franca. Classificação livre.