Raíssa Saraiva, do Daiblog
Especial para o Jornal de Brasília
Já parou para pensar o que o personagem de seu videogame favorito faz quando você desliga o aparelho? Tudo bem que é apenas um faz de conta. Mas, e se não fosse? Essa é a grande sacada de Detona Ralph, nova animação da Disney que promete conquistar crianças, adultos e geeks pelo mundo afora com uma homenagem aos games do passado, presente e futuro, numa gigantesca aula de história digital.
Ralph é um grandalhão que trabalha em um fliperama como vilão do joguinho Conserta Félix Jr. A dinâmica é bem simples: Ralph detona as janelas da Gentilândia, Félix Jr. as remenda com seu martelo mágico. Isso faz com que Félix Jr. seja um ídolo adorado por todos da cidade, e Ralph, consequentemente, persona non grata. Ao completar 30 anos de serviço, o grandalhão tem uma crise de solidão e vai parar num grupo de apoio para vilões, onde começa a se questionar sobre a vida, a relação com os vizinhos e a vontade de simplesmente ser querido.
É então que o fliperama vira uma bagunça quando Ralph decide provar que pode ser um verdadeiro herói e conquistar a confiança de todos.
Para vários públicos
Detona Ralph é aquele tipo de desenho animado que agrada tanto crianças quanto adultos. Os pequenos devem ficar encantados com as imagens e os personagens fofinhos. Já os adultos reconhecerão várias homenagens aos antigos sucessos do mundo dos games, como Pac Man, Sonic, Street Fighter, entre outros, além de rever jogos arcades e compará-los com as novidades em alta definição. A jornada de Ralph começa no Conserta Félix Jr. (arcade cheio de pixels), passa por Hero’s Duty (tiros e inimigos em alta qualidade) e termina na Corrida Doce, game super colorido com carrinhos.
Os personagens são outro delicioso detalhe. Impossível assistir à trama e não se apaixonar pela espoleta Vanellope, um bug da Corrida Doce que deseja ser campeã da prova, ou rolar de rir durante as cenas em que o inocente Félix Jr. e a durona Sargento Calhoun, de Hero’s Duty, seguem o paradeiro de Ralph pelos túneis do fliperama.
E como todo filme da Disney, há uma lição de amizade e moral: nem todo mundo é bom ou mau por completo. E não tem problema nenhum nisso.
Estrelas na versão dublada
Detona Ralph, como quase toda animação que chega aos cinemas brasileiros, ganhou uma versão em português com nomes estrelados. O filme apresenta Tiago Abravanel como dublador do personagem-título. O ator, neto de Silvio Santos, ficou conhecido por estrelar Tim Maia – Vale Tudo – o Musical.
Atualmente, ele pode ser visto na novela Salve Jorge, no papel do turco Demir. “Ralph decide mudar de vida. Para isso, ele entra em vários jogos e encontra com vários personagens conhecidos. É divertido’’, disse o artista sobre a experiência de dublagem.
Os outros destaques do elenco nacional são Rafael Cortez e MariMoon. Ele, que empresta a voz a Felix Jr., foi repórter do programa CQC – Custe o Que Custar (Band) e, neste ano, apresentará Got Talent (Record). Já a dubladora, que era VJ da MTV até 2012, interpreta as falas da personagem encrenqueira Vanellope Von Schweetz. Em Brasília, a maioria dos cinemas recebeu cópias com os dubladores brasileiros.
Nos Estados Unidos, os atores John C. Reilly, de O Ditador (2012) e de Chicago (2002), e Sarah Silverman, mais conhecida por seu trabalho como humorista, dão vida a Ralph e a Vanellope, respectivamente.
Leia mais na edição de hoje do Jornal de Brasília.