Menu
Viva

Nine Ribeiro discute a (r)evolução da mulher no cinema no Supercine Feminista

O encontro marca a terceira edição da iniciativa, que busca estimular o pensamento crítico, ampliar o acesso à cultura e fortalecer a presença feminina no audiovisual

Aline Teixeira

03/09/2025 16h09

727e8f93 1a31 48d5 a753 ca40da7f243e

Foto: Ana Menezes

O projeto Supercine Feminista promove, nesta quinta-feira (4), a palestra “A (r)evolução da mulher no cinema”, com a artista premiada Nine Ribeiro Salvador, às 19h, na Casa Luar. O encontro marca a terceira edição da iniciativa, que busca estimular o pensamento crítico, ampliar o acesso à cultura e fortalecer a presença feminina no audiovisual.

Com a proposta de refletir sobre como os corpos e as histórias femininas foram retratados ao longo da história do cinema, Nine vai analisar desde os estereótipos consolidados pelo olhar masculino até as conquistas recentes impulsionadas por novas narrativas, em especial de mulheres negras.

Formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), Nine é artista negra e agênero, atuando entre o teatro, o cinema e a educação. Sua pesquisa se concentra na criação de narrativas negras, afrodiaspóricas e acessíveis. No currículo, reúne prêmios como o Novos Roteiros Originais (2020), o Prêmio SESC do Teatro Candango (2016) e o SESC + Cultura (2024). Entre seus trabalhos, estão dramaturgias como Entre Quartos e Criadas para Liberdade, além da direção de Alguém vai morrer! (2023) e o roteiro da série de podcasts Conecta (2024).

O projeto

Idealizado pelo Movimento Cultural Supernova e realizado por Roberta Santos, o Supercine Feminista é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF), com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Os encontros acontecem sempre às quintas-feiras, na Casa Luar.

A programação começou em agosto, com a oficina “Cartografia Poética do Cinema Brasiliense”, ministrada pela pesquisadora Pamela Arteaga, e seguiu com a participação de Jaqueline Coelho, que trouxe reflexões sobre a representação feminina no cinema.

No dia 11 de novembro, a professora e cofundadora da Casa Luar, Letícia Érica Ribeiro, aborda o tema “Cinema e Literatura Feminista”. Já em 18 de novembro, o projeto se encerra com a Oficina de Iniciação Audiovisual, conduzida pela cineasta Cris de Souza, CEO da Dona Filmes.

Supercine Feminista – Palestra “Representações Femininas no Cinema: Avanços e Desafios”, com Nine Ribeiro Salvador
Quando: 04/09. Quinta-feira, às 19h
Onde: Casa LUAR – Quadra 301, conjunto 9, casa 10 – São Sebastião/ DF
Classificação: Livre
Entrada: GRATUITA (Sujeita à lotação do espaço)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado