Andréia Castro
andreia.castro@jornaldebrasilia.com.br
Os livros não deveriam fazer parte da vida das crianças apenas na escola e, sim, acompanhá-las por toda a vida. É com eles, afinal, que se descobre o divertido mundo das letras e expande-se o vocabulário. Adiantando as comemorações do Dia Nacional da Leitura, no próximo dia 12, começa neste sábado, em Brasília, o projeto Lê Pra Mim?, que convida artistas a lerem para pequenos de quatro a dez anos.
Os encontros literários, 12 no total, acontecem no Museu Nacional dos Correios (Setor Comercial Sul) até o dia 12, que também é Dia Da Criança, com entrada franca. Ana Botafogo, Malvino Salvador, Françoise Forton e Toni Garrido são algumas das personalidades convidadas.
“Costumo dizer que estou plantando uma sementinha. Essa é a função do evento: fazer com que os pequeninos cultivem o hábito de ler”, explica a atriz e idealizadora do projeto, Sônia de Paula. A iniciativa existe desde 2010 e, até o fim do ano, terão participado das leituras cerca de nove mil crianças.
Participação especial
“É a primeira vez que faço um projeto como esse e estou adorando. É uma ideia maravilhosa instigar os pequeninos a lerem. Estou bem animada”, conta a atriz e bailarina Ana Botafogo. Ela revela que lerá o livro O Esconderijo das Vontades, de Jonas Ribeiro. “Ele fala sobre essas vontades que ficam dentro da gente. É sobre correr atrás dos sonhos, o que de algum modo tem a ver com a minha história de vida”, avalia.
A organizadora Sônia finaliza convidando pais e filhos a participarem dos encontros. E aconselha: “Nunca deixem de sonhar. Quem lê nunca está sozinho”. Todas as apresentações serão interpretadas também em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). A tradução acontece simultaneamente às leituras. Ao final de cada encontro, as crianças levarão para casa um livro infantil para continuar com a leitura.