Menu
Viva

Músico brasiliense é selecionado em competição russa

Arquivo Geral

15/02/2011 14h27

O violonista brasiliense Ayrton Coelho Pisco, de apenas 15 anos, foi selecionado para participar do Yankelevitch International Violin Competition, que acontece de 3 a 12 de março, na Rússia, em Omsk.

O concurso reunirá 67 instrumentistas de 16 a 28 anos do Brasil e de outros páises, Alemanha, Grécia, Itália, Canadá, Rússia, França, Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão. Com o objetivo de promover a difusão da cultura nacional de cada região e incentivar jovens músicos, o evento se encontra em sua segunda edição, após um hiato de dois anos.

Não é a primeira vez que Ayrton participa de concursos. Em 2008, foi semifinalista do Concurso Música de Brasília e premiado no IV Concurso Nacional Francisco Mignone, em 2009, com o Prêmio Revelação. O violinista também foi destaque no 1° Concurso Internacional de Violino de Buenos Aires, em que foi o único brasileiro classificado.

Para a competição na Rússia, ele está preparando as peças Melodias Ciganas, de Sarasate; Sonata em Lá Maior para violino de Veracini; Concerto para Violino em Mi menor, Op 64, de Mendelssohn e Gantabile, de Paganini.

O prodígio começou a tocar aos três anos com auxílio da mãe e, posteriormente, do pai, professor na Escola de Música de Brasília (EMB). Desde então, já se apresentou como solista na Orquestra da EMB e do Curso Internacional de Verão de Brasília, além de uma participação na montagem da Ópera O Barbeiro de Sevilha. Em 2010, foi convidado para fazer parte da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro como músico convidado e tornou-se o violinista mais jovem a participar do conjunto desde 1980, quando foi criada.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado