Por Daniel Xavier
Com canções que traduzem as nuances do amor — da saudade de antigos romances às histórias de perdas e recomeços —, o Sorriso Maroto criou um estilo próprio no pagode romântico. Desde sua formação em 1997, como uma brincadeira entre amigos no Grajaú, o grupo carioca, composto por Bruno, Sergio, Cris, Vini e Fred, construiu uma trajetória marcada pela conexão profunda com seu público e pelas complexidades dos relacionamentos retratados em suas músicas.
O fenômeno do pagode chega a Brasília neste sábado (16/11), com a aguardada turnê “Sorriso Maroto – As Antigas”, que já é um sucesso de público em todo o Brasil. Até o momento, foram 29 edições em 13 estados, somando mais de 200 horas de festa e atraindo mais de 700 mil pessoas. “Tem sido mágico viajar por todo o Brasil com o Sorriso Maroto – As Antigas”, celebra Bruno Cardoso, vocalista e um dos fundadores da banda.
“O show voltou para a temporada de 2024 mais robusto e estruturado. O plano inicial era comemorar nosso aniversário com o público. O primeiro evento foi um piloto, não sabíamos se viraria uma turnê. Porém, a festa foi ganhando volume e popularidade entre os fãs e superando a média de público ao longo do ano. Acabou virando algo muito maior do que a gente esperava”, revela Bruno.
O show, com quatro horas de duração, será realizado no Estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha, um dos maiores palcos da capital, e promete ser uma festa épica, recheada de clássicos que marcaram a carreira do quinteto e a vida de muitas pessoas. Além do show, o evento contará com karaokê, painéis de recados, totens interativos e outras ações que garantem uma experiência imersiva.

Música e transformação
Parte do valor arrecadado será destinado ao programa Espalhando Sorrisos, que oferece cuidados odontológicos a comunidades em situação de vulnerabilidade. Desde seu lançamento em 2023, o projeto já arrecadou mais de R$ 2 milhões, com uma parte significativa vinda da venda de ingressos da turnê “As Antigas”.
Além de contribuir financeiramente, a banda incentiva a doação de escovas, pastas de dente e fios dentais durante os shows. O programa expandiu em 2024, incluindo o apoio a ONGs e casas de acolhimento para vítimas de violência doméstica. “A música tem o poder de transformar, e, quando aliada a causas sociais, seu impacto é ainda maior”, reflete Sergio Jr., violonista do grupo. “O Espalhando Sorrisos é a realização de um sonho antigo.”
“Nosso maior desejo sempre foi usar nossa arte para ajudar as pessoas. O projeto Espalhando Sorrisos é um sonho antigo que agora está sendo concretizado”, garante Sergio. “A música tem esse poder de transformar, e quando se alia a causas como essa, ela se torna ainda mais poderosa. Estamos muito felizes de ver a nossa música sendo capaz de mudar vidas”, completa.
Uma conexão especial com Brasília
Brasília sempre teve um espaço especial na história do Sorriso Maroto. Desde os primeiros shows na capital, o público local se mostrou caloroso e acolhedor. “Brasília tem uma energia única”, diz Sergio Jr. “Lembro com carinho dos primeiros shows e mal podemos esperar para sentir novamente essa vibração.” Em 2023, a banda atraiu mais de 25 mil pessoas na cidade, e a expectativa para 2024 é ainda maior.
Sorriso Maroto – As Antigas
Sábado, 16 de novembro, às 19h, no estacionamento Arena BRB Mané Garrincha – Brasília.
Ingressos a venda no Ingresse.com.