Menu
Música

Silva e Anelis Assumpção fazem Brasília vibrar com essência da nova MPB

Show, marcado por sonoridade diversa, será neste sábado (7/12), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Daniel Xavier

06/12/2024 5h00

Atualizada 05/12/2024 20h28

Silva. Crédito: Jorge Bispo

Silva. Crédito: Jorge Bispo

O Festival Estilo Brasil chega ao seu penúltimo dia neste sábado (7/12). A partir das 21h30, composições que transitam entre diferentes estilos musicais, como MPB, jazz, samba, hip hop, reggae e dub, irão ecoar pelos quatro cantos do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, unindo ritmos e vozes em uma celebração sonora diversa.

O cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista Silva subirá ao palco para apresentar Encantado, seu novo disco repleto de canções de amor. A noite promete ser rica em emoções e sonoridades múltiplas, celebrando a essência da nova MPB. O show terá uma abertura especial com Anelis Assumpção, que apresentará seu novo repertório, SAL, marcado por temas profundos e existenciais.

Expressando seus sentimentos pela capital do Brasil, Silva revela que este será o último show da primeira parte da turnê: “Estou muito feliz que seja em Brasília. Não poderia ser melhor, e espero que a nossa troca fique na memória”, afirma.

Com músicas que possuem um equilíbrio entre simplicidade e sofisticação, o artista conta ao Jornal de Brasília como encontrou a identidade sonora do álbum Encantado: “Gosto da simplicidade. Talvez, porque ela nos estimule a dizer o certo, a escolher as melhores notas, já que não vai ter muito coisa acontecendo ao redor”. Silva completa dizendo que o grande esforço para dizer tudo com pouco é mais desafiador que parece — e é isso que ele mais ama.

Silva. Crédito: Jorge Bispo
Silva. Crédito: Jorge Bispo

Músicas de amor

A criação de Encantado foi um mergulho profundo em emoções e reflexões para o artista, que descreve o processo como desafiador e revelador. “Fazer álbum demanda muito da nossa cabeça, deixa a gente numa angústia danada até que as músicas comecem a tomar forma. O Encantado foi um dos processos mais desafiadores que já vivi. Talvez, porque estivesse ‘fora de forma’, não criava músicas há muitos meses e fazia shows sem parar. Então, tive de me aquietar, mudar vários hábitos para que a criatividade fluísse de novo. Vi que minha vida não pode ficar sem compor. Sou muito mais feliz quando crio”, expõe.

O amor é o tema central do álbum, abordado de maneira direta e sem rodeios. “Acho que é mais uma proposta que uma realidade (risos). Gosto das músicas de amor, sempre gostei. Até os clássicos do jazz são quase sempre sobre o amor ou a falta dele. Dessa vez, fui direto ao ponto. Achei que precisava disso nesse momento”, declara.

As reações dos fãs também são fonte de inspiração. Dentre as memórias, Silva se recorda de já ter visto de tudo nesses anos de estrada, mas destaca um episódio inusitado: “Um grupo de quatro senhoras vestidas de branco se ajoelhou na minha frente e pediu por luz! Fiquei sem saber o que fazer, mas falei algo como que Deus dê muita luz a vocês”. O multi-instrumentista, rindo da lembrança, comenta  que ficou sem saber o que fazer, até porque se encontrava em um momento de zero luz em sua vida.

Anelis Assumpção. Crédito: Alile Dara
Anelis Assumpção. Crédito: Alile Dara

Ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Anelis Assumpção, ele celebra a diversidade e a força da cena nacional. “É muito bom ver como a música brasileira segue forte. A parte mais legal dos festivais é estar entre outros artistas que também estão ali para defender sua música, como a Anelis, que é incrível, tem raiz, talento, borogodó… Vai ser uma delícia fazer show no mesmo dia que ela” confessa.

No show, Silva apresenta um repertório que equilibra melancolia e uma atmosfera solar, características que permeiam sua obra. Canções como “Abram Alas”, “Girassóis” e “Na Hora Mais Bonita” prometem envolver e sensibilizar o público.

Anelis Assumpção, compositora, percussionista e cantora, é reconhecida pela habilidade de transitar entre diversos gêneros musicais, como reggae, samba e dub. Com composições em parceria com renomados artistas, como Thalma de Freitas, Céu, Ava Rocha, Liniker e Tulipa Ruiz, o trabalho destaca a força colaborativa e criativa de Anelis, que foi aclamada pela crítica e conquistou o Prêmio APCA na categoria de Melhor Produção Musical.

O show é conduzido por uma banda que explora com maestria arranjos de metais e percussão, elementos essenciais do álbum. SAL promete ser uma experiência sensorial que envolve o público, trazendo toda a brasilidade e originalidade de Anelis.

Festival Estilo Brasil – Silva (com abertura de Anelis Assumpção)
Sábado (7/12), a partir das 21h30, no Centro de Convenções Ulysses. Ingressos: Bilheteria Digital

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado