O universo da animação brasiliense Mundo de Lírio inicia uma nova fase ao expandir sua narrativa para o campo musical com o lançamento de Lírio para Dormir, primeiro álbum da série. O disco chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (23) e reúne oito faixas instrumentais criadas para acompanhar momentos de sono, relaxamento e acolhimento na primeira infância.
O lançamento acontece durante a primeira edição do MAIA – Mercado Ibérico-Americano de Animação, evento voltado à articulação da indústria audiovisual ibero-americana, que ocorre de 21 a 23 de janeiro, em Loulé, Portugal. Organizado pela APPA (Associação Portuguesa de Produtores de Animação), o MAIA reúne produtores, distribuidores, financiadores, canais de televisão, associações e artistas, com o objetivo de fomentar a cooperação internacional. Nesta edição inaugural, o Brasil é o país convidado, fortalecendo laços culturais e ampliando a circulação de projetos brasileiros no cenário ibero-americano.
Primeiro de uma sequência de três álbuns, Lírio para Dormir inaugura o projeto musical Lírio Baby, uma vertente do Mundo de Lírio pensada especialmente para mães, professoras, cuidadoras, creches e escolas de educação infantil. A proposta é oferecer alternativas de baixo estímulo sonoro para as crianças. As faixas, todas sem vocais, foram desenvolvidas para rotinas de descanso, soneca e transição para o sono, criando um ambiente sonoro tranquilo que favorece a escuta e o cuidado emocional.
A partir do dia 23, o álbum estará disponível no Spotify, YouTube Music, Apple Music, Amazon Music, Deezer, Tidal, Audiomack e Anghami. O lançamento também será acompanhado por visualizers, recursos visuais simples que acompanham as músicas sem funcionar como clipes. Desenvolvidos a partir de mandalas inspiradas nas árvores da série, os vídeos foram pensados para o descanso e o baixo estímulo, em oito versões verticais e oito horizontais, que ficarão disponíveis no canal @mundodelirio no YouTube.
A proposta musical incorpora os valores centrais da série, criada e dirigida por Amanda Fernandes, que acompanha Lírio, um menino negro de cinco anos que aprende com a natureza e com as árvores a lidar com suas emoções. As composições partem de temas e sonoridades presentes na animação, criando uma atmosfera de calma que dialoga com o imaginário do protagonista.
A produção musical é assinada por Sascha Kratzer, compositor e produtor premiado, vencedor do Kikito de Melhor Trilha Musical no Festival de Gramado pelo filme O Homem Cordial. Alemão radicado no Brasil há mais de uma década, Sascha atua ao lado de Rafael Maklon nos arranjos e na interpretação. A produção musical é de Amanda Fernandes, que também assina as composições ao lado de Débora Valente e Leandro Morais.
Dando continuidade ao projeto, o segundo álbum, Lírio para Acordar, programado para fevereiro, trará músicas mais estimulantes, com o objetivo de tornar o momento de despertar mais prazeroso. Fechando a trilogia, o terceiro disco, previsto para março, reunirá versões cantadas das músicas da série.
Lírio no mundo
O lançamento dos álbuns acontece em um momento de consolidação da trajetória do Mundo de Lírio. Em outubro de 2025, a animação realizou exibições especiais no Distrito Federal em parceria com a ONG Tempo de Plantar e se somou à organização no plantio de 1 milhão de mudas de árvores em todo o Brasil. No mesmo período, também foram realizadas sessões gratuitas em unidades da rede de educação básica do DF.
A série integrou ainda a programação do Animage, maior festival de animação do país, no Cinema São Luiz, e teve episódios exibidos em sessões especiais no mesmo cinema ao longo de novembro. Mais recentemente, o projeto iniciou sua presença no ambiente digital com a estreia de três episódios inéditos no YouTube, que funcionam como uma prévia da primeira temporada.
No dia 11 de dezembro, foi lançado Baru: deixe a aguinha ir embora. Na semana seguinte, em 18 de dezembro, estreou Pai Jenipapo: tinta com magia encantada. E, no dia 30, entrou no ar Cajuzinho do Cerrado: sabores diferentes. Os episódios completos estão disponíveis em youtube.com/@MundodeLirio.
Essas ações compõem uma prévia da primeira temporada da série, que ganha suas primeiras exibições internacionais nos próximos meses, representando o Brasil na 25ª edição da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, em março, e no 9º Festival de Animação de Abidjan, na Costa do Marfim, em abril.
Mundo de Lírio
Composta por 26 episódios musicais, a série Mundo de Lírio foi criada para conectar crianças à natureza a partir do imaginário de Lírio, um menino negro de cinco anos que vive dilemas comuns da infância. Filho de uma mãe solo que trabalha com botânica, o protagonista encontra nas árvores ensinamentos sobre emoções, cotidiano e cuidado. A cada episódio, ele se transforma em uma espécie para aprender com ela, em narrativas que misturam fantasia, ciência e música.
A série homenageia espécies nativas do Cerrado e de outros biomas brasileiros e da Iberoamérica, traduzindo situações do dia a dia infantil em aprendizagem ecológica. O projeto é realizado pelos estúdios Akwa Creative Lab e GVG Producciones e conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Lei de Incentivo à Cultura, da Neoenergia Brasília, do Instituto Neoenergia e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF.
SERVIÇO – Lançamento do álbum “Lírio para Dormir”
Quando: Sexta-feira, 23 de janeiro
Onde: Spotify, YouTube Music, Apple Music, Amazon Music, Deezer, Tidal, Audiomack e Anghami
Link de pré-save: offstep.link/282135343314
Classificação indicativa: Livre
Link para episódios no YouTube: youtube.com/@MundodeLirio
Mais informações: instagram.com/mundodelirio