Menu
Música

Renato Vasconcellos leva sexteto ao CTJ Hall para comemorar 50 anos em Brasília

Apresentação gratuita de um dos mais importantes nomes da cultura local começa, pontualmente, às 20 horas

Redação Jornal de Brasília

06/12/2024 11h10

foto pianista renato vasconcellos

Pianista Renato Vasconcelos/ Divulgação

Uma das maiores referências da música instrumental de Brasília, o pianista Renato Vasconcellos celebra meio século na capital com uma apresentação especial de seu sexteto, no palco do CTJ Hall. O concerto, gratuito e aberto ao público, acontece nesta sexta-feira, às 20h, na Casa Thomas Jefferson, na Asa Sul. Não há necessidade de retirada prévia de ingressos; basta comparecer. Para quem preferir acompanhar de casa, o evento será transmitido ao vivo pelo canal da Thomas no YouTube.

Parte do projeto Sextas Musicais, que promove semanalmente apresentações de alto nível, o evento conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos. Vasconcellos vai revisitar composições criadas ao longo dos últimos 50 anos, apresentando ao público peças que se tornaram trilhas sonoras da cidade, com melodias suaves e harmonias refinadas que dialogam com a paisagem urbana de Brasília.

Renato Vasconcellos: uma vida dedicada à música

A trajetória de Renato Vasconcellos na capital começou aos 14 anos, na Escola de Música de Brasília, e se consolidou no Departamento de Música da UnB. Ao longo de sua carreira, ele trabalhou com artistas como Renato Mattos, Adriano Faquini, Cássia Eller e Zélia Duncan, além de colaborar com grandes nomes da MPB, como Maria Bethânia e Simone. Na música instrumental, dividiu palco com nomes como Toninho Horta, Raul de Souza e Arthur Maia.

foto pianista renato vasconcellos ao piano
Pianista Renato Vasconcelos/ Divulgação

Autor da célebre “Suite Brasília”, considerada um hino instrumental da capital, Renato é também professor no Departamento de Música da UnB, onde continua formando novas gerações de músicos.

O sexteto

Para esta celebração, Renato Vasconcellos será acompanhado por um time de músicos talentosos que colaboram com ele há anos. Oswaldo Amorim, renomado contrabaixista formado na Manhattan School of Music, domina tanto o baixo elétrico quanto o acústico. Bruno Medina, versátil saxofonista, traz influências do jazz tradicional e moderno, fruto de sua formação na Universidade de Louisville. Moisés Alves, no trompete e flugelhorn, é membro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e aporta ao grupo um toque de brasilidade e vibrações cubanas.

foto rv sexteto
Renato Vasconcelos Sexteto/ Divulgação

Bruno Mangueira, guitarrista capixaba e professor da UnB, também faz parte do grupo, com sua extensa experiência solo e lançamentos de discos. Já Misael Barros, baterista pernambucano radicado em Brasília, contribui com sua intensidade e sutileza, trabalhando ao lado de artistas locais como Izabella Rocha e grandes nomes da música brasileira.

Concerto de Renato Vasconcellos Sexteto
Sexta-feira (6/12), às 20h, no CTJ Hall, Casa Thomas Jefferson (706/906 Sul). Entrada franca.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado