Menu
Música

Relembre sucessos de Jards Macalé, como ‘Vapor Barato’ e ‘Farinha do Desprezo’

O músico Jards Macalé, morto nesta segunda-feira (17), escreveu canções importantes da MPB

Redação Jornal de Brasília

17/11/2025 19h32

Foto: Leo Aversa/Divulgação

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O músico Jards Macalé, morto nesta segunda-feira (17), escreveu canções importantes da MPB. Compôs obras para si próprio e também para artistas como Gal Costa, além de ter colaborado com outros letristas, como Waly Salomão e José Carlos Capinam.

Macalé morreu aos 82 anos, no Rio de Janeiro. O artista estava internado no hospital da Unimed da Barra da Tijuca. Ele havia passado por um procedimento cirúrgico na semana passada, após problemas nos pulmões.
Outro feito de Macalé foi ter trabalhado nos arranjos de “Transa”, o disco emblemático de Caetano Veloso. Apesar disso, ele recusava o rótulo de tropicalista. Dizia ser um compositor. E carioca.
Relembre, a seguir, seus principais sucessos.
*
VAPOR BARATO
Marco da MPB e da contracultura, a canção se tornou uma das mais emblemáticas do repertório de Macalé. Lançada em 1971, foi escrita com Waly Salomão, com quem Macalé repetiu a parceria outras vezes. A letra, melancólica, poética, mostra alguém tentando se recompor depois de perdas e desilusões. Ficou conhecida na voz de Gal Gosta, que faz uma performance teatral, dramática.
(https://youtu.be/0Ljrnr-VDNo)
MOVIMENTO DOS BARCOS
Lançada um ano depois, em 1972, a canção fala de passagem, fluxo, despedidas e evoca a imagem do vaivém de barcos. Mostra um lado mais contemplativo de Macalé. Foi escrita com Capinam.
(https://youtu.be/ZLNQm9m9n2Y)
FARINHA DO DESPREZO
Macalé fez também em 1972 esta outra música reverenciada. É parte do álbum que leva seu nome, que o consolidou, e trata de dor e rejeição. Também tem dedo de Capinam na composição.
(https://youtu.be/R8dkzWgzb38)
HOTEL DAS ESTRELAS
Também é parte do álbum “Jards Macalé”, de 1972. Escrita com Duda Machado, retrata ambiente urbano permeado por um clima de solidão.
(https://youtu.be/QFYQH5MCI_Y)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado