Menu
Música

Quinteto Pitombeira faz concerto gratuito no CTJ Hall nesta sexta

Grupo de sopro formado por jovens músicos apresenta repertório brasileira nesta sexta (11/10), às 20h.

Redação Jornal de Brasília

11/10/2024 5h00

Quinteto Pitombeira/ Divulgação

Quinteto Pitombeira/ Divulgação

O Quinteto Pitombeira, formado em 2023, já vem conquistando seu espaço no cenário musical e se apresentará nesta sexta-feira, 11 de outubro, no CTJ Hall, às 20h, com entrada gratuita. O concerto também será transmitido ao vivo pelo canal da Casa Thomas Jefferson no YouTube.

Composto por cinco jovens músicos apaixonados por instrumentos de sopro, o Quinteto Pitombeira une técnica apurada e carisma, oferecendo um repertório que agrada tanto aos conhecedores de música de câmara quanto ao público que ainda está descobrindo o gênero. Desde sua formação, o grupo tem se destacado em importantes palcos e espaços culturais.

A apresentação faz parte do projeto Sextas Musicais, que semanalmente traz ao palco do CTJ Hall o melhor da música brasileira e internacional. Localizado na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul, o espaço convida o público a comparecer sem a necessidade de retirar ingressos antecipados.

O repertório e o nome que homenageia a música brasileira

Formado por Tales Portugal (flauta transversal), João Nery (oboé), Marcos Taveira (fagote), Daniel Marcante (trompa) e Guilherme Bose (clarineta), o Quinteto Pitombeira é conhecido por explorar obras de compositores brasileiros, como Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Liduino Pitombeira. O nome do grupo, aliás, é uma homenagem a este último, cuja obra está sempre presente em suas apresentações.

Desde o seu primeiro concerto, em fevereiro de 2023 no Espaço Cultural Renato Russo, o quinteto chamou a atenção de produtores e tem expandido sua atuação em concertos tradicionais e didáticos, oferecendo ao público informações sobre os instrumentos, os compositores e o contexto das obras interpretadas.

Quinteto Pitombeira/ Divulgação
Quinteto Pitombeira/ Divulgação

Conheça os músicos

•   Daniel Marcante (trompa): Natural de Vila Velha (ES), começou seus estudos musicais aos 12 anos e é atualmente trompista do Exército, após ter passado pela Banda Escola Lyra dos Campos em Ponta Grossa (PR). 

•   Guilherme Bose (clarineta): Mestre em Música pela Universidade de Brasília e clarinetista da Orquestra Filarmônica de Brasília, ele também leciona na Escola de Música de Brasília. 

•   João Nery (oboé): Nascido em Brasília, além de atuar como oboísta, João é guitarrista e violonista. É professor substituto da Escola de Música de Brasília e estudante de bacharelado em oboé na UnB. 

•   Marcos Taveira (fagote): Mestre e bacharel em Fagote pela Universidade de São Paulo, é o primeiro fagotista da Orquestra Filarmônica de Brasília e professor na Escola de Música de Brasília. 

•   Tales Portugal (flauta transversal): Mestre pela UnB, Tales é professor de flauta em diversos projetos e já se apresentou como flautista em importantes orquestras da cidade. 

Concerto do Quinteto Pitombeira
Sexta-feira (11/10), às 20h, no CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, 706/906 Sul. Entrada gratuita.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado