Menu
Música

Quarteto Bruno Mangueira se apresenta de graça no CTH Hall nesta sexta-feira

No repertório estão obras de Steve Wonder, Milton Nascimento, Lupicínio Rodrigues, Egberto Gismonti e Dori Caymmi; show começa às 20 horas

Redação Jornal de Brasília

27/09/2024 15h16

Bruno Mangueira. Crédito: Jay Matsueda.

Bruno Mangueira. Crédito: Jay Matsueda.

O que compositores geniais como Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Dori Caymmi, Stevie Wonder e Lupicínio Rodrigues têm em comum é o que o público vai descobrir nesta sexta-feira (27/9), ao assistir a uma apresentação gratuita e irretocável no CTJ Hall. No repertório também haverá composição do capixaba Chico Lessa, que morreu em abril e com quem o guitarrista Bruno Mangueira gravou um álbum que será lançado ainda este ano. A apresentação do Bruno Mangueira Quarteto será permeada por um repertório impecável e começará pontualmente às 20 horas. A entrada é franca, mas não é preciso retirar os ingressos antecipadamente. Basta comparecer à Casa Thomas Jefferson, que fica na 706/906 Sul. O show será transmitido ao vivo pelo canal da Thomas no Youtube.

Junto a Bruno estarão Misael Silvestre (piano e teclado), Oswaldo Amorim (contrabaixo) e Pedro Almeida (bateria). No show, o roteiro percorre um caminho de nuances e memórias pela música popular brasileira, por meio da interpretação sensível e vibrante do quarteto. O concerto acontece dentro do projeto Sextas Musicais, uma iniciativa da Casa Thomas Jefferson que a cada semana leva o que há de melhor e mais sofisticado em se tratando de música em apresentações gratuitas no CTJ Hall. A casa tornou-se o berço da música de câmara no Centro-Oeste Brasileiro, em um ambiente onde a acústica e a iluminação são consideradas perfeitas pelos artistas e pela crítica especializada.

O Sextas Musicais tem o apoio da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, como uma iniciativa para promover a cultura e torná-la acessível ao púbico de Brasília, que pode assistir a todas as apresentações gratuitamente, e ao público brasileiro e internacional, por meio das transmissões no Youtube. Muitos dos artistas que se apresentam gratuitamente no projeto são estrangeiros e todos passam por uma criteriosa curadoria.

O artista

Bruno Mangueira. Crédito: David Lyell.
Bruno Mangueira. Crédito: David Lyell.

Bruno Mangueira é um guitarrista, violonista, compositor e arranjador de destaque no cenário nacional e internacional. Natural de Vitória (ES), já dividiu o palco e estúdio com nomes consagrados como Zizi Possi, Leila Pinheiro, Toninho Horta, Nelson Ayres, Filó Machado, Gilson Peranzzetta e Nailor Proveta. Além de sua atuação no Brasil, Bruno também se apresentou e gravou em cidades como Nova Iorque, Los Angeles, Paris, Lisboa e São Paulo, colaborando com artistas de renome. Sua versatilidade o levou a atuar como solista em orquestras sinfônicas e big bands, tanto no Brasil quanto nos EUA.

Como arranjador e diretor musical, Bruno participou de diversos espetáculos e gravações, com composições suas sendo executadas por orquestras e big bands internacionais. Ele já lançou cinco CDs como solista, dois deles gravados nos Estados Unidos, em colaboração com os pianistas Phil DeGreg e Otmaro Ruiz. Doutor em Música pela Unicamp e com pós-doutorado no Queens College / City University of New York, Bruno é professor de guitarra, violão popular e harmonia na Universidade de Brasília (UnB) desde 2011.

Show Quarteto Bruno Mangueira
Sexta (27/9), às 20 horas, no CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson (706/906 Sul). Entrada franca.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado