Menu
Música

Pagode baiano e funk experimental marcam os lançamentos musicais

A semana fecha com diversos lançamentos de diferentes gêneros e que exploram desde conceitos clássicos até ideias totalmente inovadoras na música

André Loureiro

23/07/2024 14h26

fotojet (9)

Foto: Divulgação/ONErpm

O mês de julho se encaminha para seu final com novidades nos mais variados gêneros. Dentre elas, destacam-se músicas com novas abordagens sobre estilos já conhecidos, apresentando temas profundos e sentimentos complexos, desde a composição das capas, até a letra das canções. Em novos álbuns, EPs e singles, artistas exploram gêneros, como pagode, funk, trap, afrobeat e mais.

“O Fantasma” – Kamaitachi

“O Fantasma” é o terceiro single do projeto “Fábrica de Histórias Kamaitachi” (FHK),  do artista Kamaitachi. A faixa é representada pelo símbolo do coração e retrata um sentimento de amor ou melancolia. Gravada em um momento complicado da vida do cantor, a composição foi escrita como forma de combater pensamentos negativos. O projeto FHK é um conceito do artista que apresenta um universo em que personagens e histórias novas e antigas se cruzam em músicas e animações.


“Sambaiana Parte II” – Sambaiana

O coletivo feminino Sambaiana apresenta seu novo EP “Sambaiana Parte II”, continuação direta de “Sambaiana Parte I. O projeto traz 5 faixas gravadas ao vivo no palco de Raul Seixas, no Rio Vermelho, em Salvador. Com uma terceira parte já planejada para agosto deste ano, a segunda parte tem como foco a música “Convexo”, de Caetano Veloso, eternizada por Maria Bethânia. A canção mescla o pagodão baiano ao samba de roda do recôncavo, resultando em uma mistura que apresenta um novo significado para o título.


“Quem Não Erra em 2024” – MC Saci

MC lança seu novo EP “Quem Não Erra em 2024” com um total de 4 faixas inéditas e duas lançadas anteriormente. O projeto conta com a participação de produtores, como DJ JS da BL, DJ JK DO TAQUARIL, DJ LC e DJ Sammer, além de um feat da rapper Ebony na música “Canceriana Nata”


“Surpreendente” – Parangolé

A banda baiana apresenta seu novo EP “Surpreendente”, encabeçada pelo vocalista Tony Salles, com 4 novas faixas que prometem um prato cheio para os fãs. O EP marca um novo momento na carreira da banda, com novas sonoridades, ritmos e harmonias, buscando desenvolver além do pagode e incorporando uma fase mais experimental para a carreira do grupo.


“Paraíso Sombrio” – DJ Anderson do Paraíso

O artista de BH lança seu novo álbum “Paraíso Sombrio” com 8 faixas inéditas, trazendo sua clássica sonoridade do funk dark que mescla batidas de funk com sonoridades alternativas, como flautas, barulhos de corvo, violinos, sinos e vocais estrangeiros. Anderson explica que a ideia do projeto surgiu da mistura entre o local em que ele se inspira (paraíso) e da estética de suas composições (sombrio) que em conjunto criam uma experiência única para o ouvinte.


“Janga” – YLANA

A cantora, compositora e atriz originária de Pernambuco lança seu novo álbum “Janga”, com uma temática principal sobre memórias da infância. O projeto, elaborado durante a pandemia, retrata o processo de aprender a viajar sem sair do lugar. O álbum traz 10 canções que contam os diferentes momentos da vida da artista.


“Mistérios” – Kayblack

O artista lança seu novo EP “Mistérios”, composto por três novas faixas que exploram os desejos enigmáticos e as dores de um relacionamento que chega ao fim. O projeto busca complementar seu EP “Contradições”, que também se aprofunda no tema de relacionamento e dos sentimentos gerados por acontecimentos na vida do artista.


“Afro Vibes” – Brytiago

“Afro Vibes” é o mais novo EP do artista porto-riquenho Brytiago, que se inspira e celebra a sonoridade do Afrobeat. O projeto – que diversifica ainda mais seu repertório e, consequentemente, alcança novos ouvintes –  conta com participações de grandes nomes, como Akon, Piso 21, Farruko, Lenny Tavárez, Beéle e Maffio. Brytiago também se inspirou na música brasileira para a produção da faixa “20/10”, que traz dois produtores de Porto Rico em um beat de funk que o artista descreve “ser ótima para dançar”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado