O projeto Música no Museu abre sua temporada 2026 com uma série de Concertos de Verão gratuitos, marcando os 29 anos de sua criação. A programação começa nesta terça-feira (20), dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, às 16h, no Espaço Cultural Arte Sesc, no Flamengo. A Banda Sinfônica Nacional, sob a regência do maestro Eduardo Lagrega Fan, apresentará clássicos brasileiros.
Na sequência, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) receberá apresentações nos dias 21 e 28 de janeiro, às 12h30. No dia 21, o Duo Jorge Saraiva, com piano e escaleta, focará no chorinho. Já no dia 28, a pianista Alessandra Lucena interpretará clássicos brasileiros.
Em fevereiro, a programação continua com uma homenagem a Iemanjá no dia 2, às 18h, no Espaço Cultural Arte Sesc. Thais Fraga (voz e percussão), Ricardo Mac Cord (teclado), Jimmy Santa Cruz (baixo) e Vistor Bertrami (bateria) executarão clássicos do carnaval.
No dia 4, às 12h30, no CCBB RJ, os pianistas Cecilia Guimarães e Ezequiel Peres apresentam composições de Bach, Mozart, Schubert, Schumann e Satie. No dia 11, no mesmo local e horário, um grupo de pianistas liderado por Maria Helena de Andrade tocará músicas relacionadas ao carnaval. O mês encerra no dia 25 com Silas Barbosa ao piano, interpretando clássicos internacionais.
O idealizador e diretor do projeto, jornalista Sergio da Costa e Silva, destacou o multiculturalismo religioso das apresentações, que incluirão eventos em sinagogas, além de homenagens a São Sebastião e Iemanjá. Ele também anunciou que o projeto estenderá as exibições a comunidades cariocas, paralelamente às programações em museus, centros culturais, bibliotecas e palácios.
Em março, dedicado às mulheres, os concertos prosseguem com a Camerata do Uerê, do Complexo da Maré, tocando clássicos internacionais no dia 2, às 18h, no Sesc do Flamengo. No dia 3, às 13h, o Duo Madri de Violões apresentará clássicos brasileiros no Tribunal Pleno-Museu da Justiça, em Niterói.
No CCBB RJ, a agenda inclui: dia 4, Else Vergara ao piano e Beatriz Balan na voz, com árias de óperas sobre personagens femininas; dia 11, Fernanda Cruz com clássicos internacionais; dia 18, o barítono Luiz Bomfim e Regina Lacerda ao piano, também em repertório internacional; e dia 25, apresentações de flauta doce dirigidas por Nelma Pataro, com clássicos brasileiros.
No dia 27, Dia da Música no Museu, o Quarteto de Teclados ‘Teclas Sonoras’ se apresentará no Museu da Justiça, às 12h30, com peças eruditas e populares brasileiras. A programação de março termina no dia 28, às 18h, no Palácio São Clemente, com Miriam Grosman ao piano, executando clássicos internacionais com temas femininos.
Ainda em março, dois concertos internacionais ocorrerão: no dia 20, no Grêmio Literário, em Lisboa, e no dia 21, no Lawrence’s Hotel, em Sintra, ambos às 19h, com a pianista Fernanda Canaud interpretando clássicos brasileiros.