Conhecido como o caçula entre os principais maestros do frevo pernambucano, Spok iniciou sua trajetória musical aos 13 anos e, desde então, tem sido uma figura central na cena musical de Recife. Sua habilidade técnica, arranjos complexos e didática conseguem manter viva a ancestralidade de sua cultura. Nesta sexta (5/7) e no sábado (6/7), ele se apresentará no Complexo Cultural do Choro em tributo ao Mestre Capiba, cujo legado no frevo brasileiro continua a inspirar gerações de músicos e amantes da música.
Nos anos 90, em meio à efervescência musical de Recife, Spok buscou novos horizontes e compreendeu que a liberdade deveria ser uma marca em sua música. Há vinte anos, ele atua como instrumentista, arranjador e diretor musical da SpokFrevo Orquestra. Com três discos lançados — Passo de Anjo, Ninho de Vespa e Frevo Sanfonado — e um DVD ao vivo, a SpokFrevo Orquestra tornou-se uma referência na música instrumental brasileira. Em seus shows, já recebeu convidados como Gal Costa, Ney Matogrosso, Ivete Sangalo, Vanessa da Mata, Zé Ramalho e Edu Lobo.
Além de sua contribuição musical, Spok também tem deixado sua marca no cinema e na filantropia. Ele coproduziu três projetos cinematográficos, incluindo “Sete Corações” e “O Orquestrão – A Maior Orquestra de Frevo do Mundo”, e está finalizando “Do Frevo Ao Jazz”. Em 2016, fundou o Instituto Passo de Anjo, projeto sem fins lucrativos que trabalha com música, dança, artes cênicas e canto, visando transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Tributo ao Mestre – Spok homenageia Capiba
Sexta (5/7) e sábado (6/7), às 20h30, no Complexo Cultural do Choro de Brasília (Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental). Informações: (61) 3226-3969. Ingressos: R$ 50,00 (meia-entrada) e R$ 100,00 (a inteira) no site da Bilheteria Digital.