A banda paranaense Jovens Ateus desembarca em Brasília neste domingo (7), no Infinu – Comunidade Criativa, para apresentar ao vivo as canções de seu primeiro disco, Vol. 1, lançado em abril pela Balaclava Records e já considerado um dos melhores trabalhos do semestre pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Será a primeira vez do grupo na capital, com promessa de um show visceral, marcado pela estética melancólica e energética que tem definido o som do quarteto.
No palco, quem define o clima é o baixista Bruno Deffune: “Bom, hoje nós descrevemos o show do Jovens Ateus com a palavra mosh triste. Energético e introspectivo… pode parecer ambíguo, mas é uma coisa meio maluca! As músicas trazem energia, mas as letras carregam sentimentos tímidos”, conta. Para ele, a experiência ao vivo é ainda mais intensa do que no estúdio. “A banda é mais energética no palco do que quando se escuta em casa. Ela tem essa abordagem melancólica nos temas e nas melodias, mas expressa uma energia dançante e atmosférica nas performances.”
Apesar da carreira recente — a banda surgiu em 2020 em Maringá (PR) — os integrantes já acumularam feitos que parecem “irreais”, como define Deffune. “Até hoje ecoa essa história de quase termos aberto para o Fontaines D.C. quando eles viriam ao Brasil, por exemplo. E estar presente em palcos icônicos como o Goiânia Noise e o Balaclava Fest é meio surreal de acreditar! Acho que o importante é abraçar as oportunidades enquanto estão disponíveis e se esforçar ao máximo enquanto tem pessoas interessadas no nosso trabalho.”
Com influências que vão do pós-punk britânico ao underground brasileiro dos anos 1980, o grupo também reconhece a conexão com Brasília. “Acredito que a banda em geral tem esse espírito do pós-punk oitentista e Brasília é o berço disso. Se eu fosse indicar uma faixa do Vol. 1 para entrar nessa sintonia, seria Cedo Demais, por trazer um pouco mais dessa energia da época”, comenta o músico.
O show também será uma oportunidade de sentir a estética visual da banda, que aparece em videoclipes e artes de divulgação. “A gente jogou com as cartas que tinha. A música já estava pronta e tínhamos umas ideias de capa, que seria o bolo. Aproveitamos o dia das fotos do álbum e chamamos um amigo nosso que filma vídeos de skate, o João Pedro Padilha, e ele fez as imagens. O Xavination fez a pós-produção do clipe com glitch e tudo mais e no fim a gente curtiu bastante”, relembra Bruno.
No Infinu, a noite começa com apresentação da banda brasiliense Cianuretto, às 20h, e segue com o Jovens Ateus às 21h30.
Jovens Ateus
Data: 07 de setembro de 2025 (domingo)
Local: Infinu – Comunidade Criativa
Line-up: • Cianuretto: 20h • Jovens Ateus: 21h30
Ingressos: Jovens Ateus Em Brasília, Brasília · Ingressos Shotgun