Menu
Música

Festival CoMA anuncia line-up com veteranos e novos nomes

Pré-venda de ingressos para clientes Banco do Brasil começa 29 de julho; público-geral 1 de agosto

Alexya Lemos

11/07/2025 11h35

coma divulgação 4

Foto: Divulgação

O Festival CoMA (Consciência, Música e Arte) volta a ocupar o CCBB Brasília entre os dias 16 e 24 de agosto com uma programação que destaca a pluralidade da música brasileira contemporânea. No line-up já anunciado, nomes consagrados como Paulinho da Viola, Sandra Sá e Nação Zumbi dividem espaço com representantes da nova cena, como Yago Oproprio, Metá Metá e Sarau Secreto.

Com mais de 30 atrações musicais, além de painéis, performances e atividades formativas, o festival reforça sua proposta de integrar diferentes gerações e sonoridades. Em 2025, o CoMA vai do soul-funk setentista ao rap de pegada boombap, passando pelo samba de raiz, pelo experimentalismo e pelos tambores do manguebeat.

Entre os destaques, Sandra Sá se junta ao coletivo brasiliense Sarau Secreto para um encontro inédito; Paulinho da Viola traz seu samba elegante; Metá Metá injeta improviso e ancestralidade em seu som marcado pela intensidade; enquanto Nação Zumbi promete reafirmar sua força no palco com o peso das alfaias e guitarras distorcidas. Já Yago Oproprio, um dos nomes mais sólidos da nova geração do rap nacional, representa o presente em ebulição, com letras afiadas e beats que dialogam com o clássico e o atual.

Convergências e França-Brasil

Este ano, o CoMA se conecta à programação do Festival Convergências, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França. A conexão musical fica por conta da diva africana Angélique Kidjo, uma das atrações mais aguardadas, com apresentação marcada para o dia 21 de agosto. A artista traz na bagagem cinco Grammys e uma carreira que atravessa fronteiras culturais.

Outros nomes internacionais como Aluminé, Ronisia e Songe também participam da programação multicultural, que inclui ainda fóruns, palestras e performances entre os dias 18 e 21 de agosto, com curadoria conjunta do Instituto Francês, do Instituto Afrolatinas e da Mawê — produtora responsável pelo CoMA.

A parceria com a Embaixada da França segue ativa, fortalecendo o intercâmbio artístico entre os dois países, com shows cocriados entre músicos brasileiros e franceses — fruto da conexão com o Festival Rio Loco, em Toulouse.

coma divulgação 2
Foto: Divulgação

Programação para todas as idades

Como em outras edições, o CoMA também oferece espaço para as crianças com o CoMA em Família, que acontece nos dias 16 e 17 de agosto, com atividades e shows infantis gratuitos no CCBB. A programação completa será anunciada em breve.

Vendas de ingressos

Pré-venda para clientes Banco do Brasil: 29 de julho
Público-geral: 1º de agosto

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado