Menu
Música

Elenice Maranesi celebra 80 anos de trajetória com show gratuito no CTJ Hall

Noite, comandada por uma das maiores divas do jazz brasileiro, promete ser inesquecível, com concerto repleto de emoção e maestria musical

Redação Jornal de Brasília

18/10/2024 5h00

Diva do jazz Elenice Maranesi/ Divulgação

Diva do jazz Elenice Maranesi/ Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 18, a renomada pianista, compositora e arranjadora Elenice Maranesi protagonizará uma noite especial para celebrar seus 80 anos de vida dedicados à música. A apresentação, marcada para as 20h no CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson, na 706/906 Sul, promete encantar o público com um repertório que reflete sua rica e longa trajetória no jazz brasileiro. O show é gratuito e também será transmitido ao vivo pelo canal da Thomas no YouTube.

Figura central na cena musical de Brasília desde os anos 1970, Elenice escolheu o CTJ Hall para este momento histórico por um motivo especial: foi lá que, em 1975, ela conquistou o primeiro lugar no Festival de Jazz de Brasília, um marco que impulsionou sua carreira. Agora, cercada por músicos com quem compartilhou palcos e estúdios ao longo dos anos, a diva do jazz volta ao mesmo espaço para reviver essa conexão e compartilhar sua música com o público. Reconhecida pela dedicação e fusão do Jazz com o piano, a artista é natural de São Bernardo do Campo (SP). Pianista, arranjadora, compositora e professora de piano popular.

Sobre Elenice Maranesi

Elenice Maranesi também é arquiteta de profissão. E, de fato, suas composições e arranjos são como obras arquitetônicas, compostas por construções harmônicas e linhas melódicas muito bem desenhadas, estruturadas que quando são executadas preenchem todos os espaços possíveis onde pode ser reverberada atraindo a atenção de todos que desejam contemplar músicas de qualidade.

Formada em Piano pela Universidade de Brasília e mestre em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás, ela foi peça fundamental na criação do Núcleo de Música Popular da Escola de Música de Brasília, onde lecionou por décadas. Ao longo de sua carreira, Elenice colecionou prêmios importantes, como o 1º lugar no Festival de Jazz da Casa Thomas Jefferson e uma menção honrosa no prestigiado Free Jazz Festival.

Além de sua atuação como intérprete e educadora, Elenice é autora de obras que são referência para pianistas e estudantes de música. Entre elas, os volumes I e II do Brazilian Piano Book, que trazem arranjos de clássicos da música popular brasileira e internacional, e o livro Improvisação na Música Popular, lançado em 1987.

Concerto Elenice Maranesi 80 anos: uma vida musical
Sexta-feira, 18 de outubro, às 20h, no CTJ Hall, Casa Thomas Jefferson (706/906 Sul). Entrada franca.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado