O cantor e compositor paraibano Chico César retorna ao Distrito Federal nesta sexta-feira (13) para comemorar os 30 anos de “Aos Vivos”, um dos álbuns mais marcantes da música popular brasileira. A turnê especial chega em formato solo, voz e violão, com apresentações gratuitas em Ceilândia, Gama e no Setor Comercial Sul.
Gravado ao vivo em 1994 e lançado no ano seguinte, o disco marcou a estreia fonográfica de Chico César e revelou ao grande público composições que se tornaram clássicos, como “Mama África”, “À Primeira Vista” e “Beradêro”.
“Não teve um processo de composição para o disco, teve um processo de vida. Eu ia compondo desde garoto, e chegou um momento em que precisei escolher quais canções se adequavam ao formato voz e violão. Acho que elas marcaram porque são de verdade, foram feitas para durar na minha memória afetiva — e isso contagiou a memória das outras pessoas também”, reflete o artista.
Embora a turnê também tenha sido apresentada com orquestra em algumas ocasiões, o formato enxuto tem um valor simbólico e musical para Chico. “O disco é de voz e violão. Celebrá-lo com banda tradicional não faria tanto sentido. É uma volta ao formato que me revelou, mas sem ficar preso a ele. No bis, até toco canções de outros discos, em outros estilos, mas sempre com o violão.”
No DF, os shows percorrem diferentes regiões administrativas, incluindo Ceilândia e Gama — algo que, para o artista, carrega um significado especial. “Acho maravilhoso nós, artistas, podermos nos apresentar em lugares que não são os centros. Reconhecer Ceilândia, Gama, é reconhecer o óbvio: que daí vem uma produção cultural importante e relevante. A grande arte do Brasil vem das periferias, das cidades mais distantes.”
Cultura para todos
O Sesc-DF reforça que os shows fazem parte de sua política de valorização da cultura acessível e descentralizada. “Receber Chico César nos nossos espaços é reafirmar essa instituição como lugar de encontros, de memórias e de emoções. O álbum ‘Aos Vivos’ marcou gerações e segue vivo. Poder celebrar isso de forma acessível é exatamente o que acreditamos: cultura perto das pessoas, onde elas estão”, afirma Valcides de Araújo, diretor regional do Sesc-DF.
Turnê 30 anos do álbum “Aos Vivos”, com Chico César
Formato solo – voz e violão
Entrada: gratuita mediante doação de 1kg de alimento não perecível
Classificação indicativa: Livre
Sujeito à lotação dos espaços
Ceilândia
Data: 13 de junho (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Newton Rossi
Endereço: QNN 27, Área Especial, Ceilândia Norte
Gama
Data: 14 de junho (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Paulo Gracindo
Endereço: Área Especial 2, Setor Leste, Gama
Setor Comercial Sul
Data: 15 de junho (domingo)
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Silvio Barbato
Endereço: Edifício Sesc, Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C