Menu
Música

Ariadna Moreira lança álbum autobiográfico “Viagem a Ítaca”

Projeto reúne canções em vários idiomas e resgata compositoras esquecidas pela história

Redação Jornal de Brasília

29/08/2025 9h35

whatsapp image 2025 02 19 at 13.57.36 (2)

Cantora Ariadna Moreira. Foto: Divulgação

A cantora lírica brasiliense Ariadna Moreira acaba de lançar Viagem a Ítaca, seu novo álbum autoral, disponível nas principais plataformas de streaming. O projeto, viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, percorre sua trajetória pessoal e profissional, além de homenagear compositoras pouco conhecidas ou apagadas da história da música.

Com 21 anos de carreira internacional, Ariadna se inspirou em sua vivência fora do Brasil para construir uma narrativa sonora que vai da infância à maturidade artística. O repertório mescla peças líricas e populares, interpretadas em diversos idiomas, com arranjos inéditos assinados pelo pianista e arranjador Tibor Fittel.

“Mais do que um registro artístico, Viagem a Ítaca é um exemplo da força da música e do canto como desafio, reafirmando a presença da arte nesse caminho de autodescoberta”, explica a cantora.

A apresentação do álbum ao vivo já ocorreu em show no Distrito Federal, e o trabalho tem como destaque a direção visual do multiartista Roger Mello, aliado à produção de Larissa Lopes.

Além de Fittel ao piano, participaram da gravação Renata Menezes (clarinete) e o Quarteto Capital, formado por Igor Macarini e Lilian Raiol (violinos), Luiz Paulo (viola) e Augusto Guerra (violoncelo). O repertório inclui interpretações de obras como Corta Jaca, Melodia Sentimental, Côco do Calango e Chanson Perpétuelle, com novas abordagens musicais.

Em tom autobiográfico, o álbum reflete as muitas “Ítacas” da cantora — referência ao poema de Konstantinos Kaváfis que inspira o título —, revisitando lugares e momentos marcantes de sua jornada, a exemplo do herói Ulisses na Odisseia. A proposta une o refinamento da música de concerto à potência simbólica da memória e da redescoberta.

Vencedora de concursos como o Leopoldskron Vocal Competition Salzburg, Jessy Walters Vocal Competition e o Concurso Internacional de Canto Carlos Gomes, Ariadna Moreira também foi contemplada com a bolsa Virtuose (MEC) para especialização em canto barroco em Florença, na Itália. Em 2024, dividiu o palco com Thiago Arancam, um dos maiores nomes da música lírica brasileira.

“É uma honra ter esses músicos comigo e apresentar um pouco da minha trajetória — e de como o canto lírico se expressa em múltiplos sentidos”, afirma.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado