Menu
Viva

Música e sustentabilidade no Celebrar Brasília

Arquivo Geral

27/09/2012 8h39

Mariana Vieira
Especial para o Jornal de Brasília

O discurso é a valorização do meio ambiente. O palco, a área externa do Museu Nacional. E o ritmo, variado. Depois de trazer o DJ internacional Moby e a banda francesa Gotan Project em comemoração ao Dia do Cerrado (11 de setembro), o festival Celebrar Brasília volta à cidade hoje e amanhã.divulgação

 

Este ano, a programação está recheada de artistas internacionais, nacionais e novos talentos brasilienses. Às 19h30, o cantor Marcelo Jeneci, de São Paulo, sobe ao palco.  O cantor paulistano Criolo, eleito no último dia 20 o melhor cantor masculino pelo prêmio VMB 2012, sobe ao palco hoje, a partir das 20h. Criolo é figura influente no hip hop há mais 20 anos, quando ainda assinava como Criolo Doido. O fundador da Rinha dos MC’s, espaço que abriga batalhas de freestyle, shows semanais e exposições, lançou seu primeiro álbum de estúdio em 2006, intitulado Ainda Há Tempo. Mas foi somente com o disco seguinte, Nó na Orelha, lançado em 2011, que o grande público reconheceu sua música.

 

Também se apresentam hoje o DJ Patife (SP) e os músicos da cidade: Chicco Aquino, do projeto Mistura Fina, os DJs Poeck do Sistema LAB e Bryan de Jongh. “É uma oportunidade maravilhosa para os artistas da cidade. Nós conhecemos o festival de outras edições e ficamos muito contentes de terem lembrado da gente”, diz Pedro Baptista, músico e idealizador do projeto Funkeando, que se tocará música instrumental e eletrônica. “Vamos tocar em um formato maior, com dançarinos e um convidado surpresa”, instiga.

danças
Mas quem quiser ver mais performances nos dias de festa vai ter que olhar para o alto: o grupo Noah de dança vertical,  vem ensaiando desde a semana passada e descerá a cúpula do Museu Nacional em uma coreografia que é uma mistura de acrobacia, dança contemporânea,  teatro e técnicas de rapel.

divulgação
Três dançarinas suspensas representando gotas d’água vão interagir com as imagens exuberantes e impactantes de projeções multimídia que percorrem o ciclo da água mundial, com destaque para o Cerrado brasileiro, considerado o Berço das Águas. A recuperação das nascentes é um dos objetos desta edição. Em parceria com o Ibram e ONGs como a Rede de Sementes do Cerrado, serão recolhidos lixos eletrônicos. Os materiais serão revertidos em plantio de mudas em áreas de nascentes degradadas.

 

A novidade da edição deste ano é a vanguarda da tecnologia: o VJ Roonie G, principal VJ norte americano, que já se apresentou no SuperBowl e em espetáculos em Las Vegas, New York e Miami, promete surpreender o público com uma estrutura em 3D. Os brasilienses não ficam para trás: os DJs Komka, Hopper e VJ Xorume que apresentarão o seu projeto 5uinto 3D, com projeções que terão como temas a Copa do Mundo de 2014; a Preservação do Cerrado; e Brasília – Capital do Brasil – 190 Anos de Independência.

 

Celebrar Brasília com Criolo e DJ Patife – Hoje e amanhã, às 18h. No Museu Nacional (Esplanada dos Ministérios). Entrada franca. Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado