O Museu Nacional de Brasília recebe, desde o dia 20 de agosto até 16 de setembro, a mostra fotográfica Arquitetura da Bauhaus, parceria do museu com a Goethe-Zentrum Brasília e a Embaixada da Alemanha. A exposição traz 54 registros do fotógrafo alemão Hans Engels sobre a arquitetura desenvolvida pela Escola Bauhaus, que comemorou em 2009 os seus 90 anos de existência, acompanhados de textos de Axel Tilch.
Para clicar os prédios de 20 arquitetos diferentes, Engels percorreu várias cidades da Europa. “A intenção desta exposição é documentar tanto o conhecido como o esquecido ou pouco conhecido; o recuperado, o remodelado e as ruínas e, com isso, trazer ao público um panorama mais completo da arquitetura Bauhaus”, explica o fotógrafo.
A exposição já foi exibida em Curitiba e Porto Alegre. Agora em Brasília, contará também com uma mesa redonda no dia 14 de setembro, na qual um grupo de especialistas vai discutir os principais aspectos da arquitetura, das artes, do design e dos demais segmentos abordados nesta escola.
A Bauhaus foi criada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius e surgiu a partir da aliança entre arte e técnica,
em um contexto de dificuldades pós-I Guerra Mundial e de resgate da autoestima na Alemanha. O estilo foi batizado a partir da inversão do termo Hausbau (construção de casa) e ganhou o nome Bauhaus (casa de construção). Marcado pelas cores sóbrias como branco, creme, cinza ou preto, e por mobílias funcionais em aço, tecidos com fibras, além de telhados horizontais, o Bauhaus sobreviveu até o ano de 1932, quando foi duramente reprimido pelo governo nazista. Apenas na década de 90 o movimento passou a ser reavaliado por especialistas das artes, do design e da comunicação visual.
Arquitetura da Bauhaus
Com fotos de Hans Engels e textos de Axel Tilch. Museu Nacional de Brasília. De 20 de agosto a 16 de setembro. Visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30. Mesa Redonda no dia 14 de setembro, às 9h. Entrada Gratuita. Mais informações: 3244-6776 / 9177-4379. Classificação livre.