Andréia Castro
andreia.castro@jornaldebrasilia.com.br
Quentin Tarantino tem muito a comemorar neste ano. Completam-se 20 anos da estreia do seu primeiro longa-metragem como diretor, Cães de Aluguel. Considerado um sucesso de público e crítica em 1993, a produção lançou o diretor ao estre lato.
No fim de 2012, ele lançou Django Livre, filme que retrata o período escravocrata nos Estados Unidos. A produção, em cartaz nos cinemas, concorre a cinco Oscar e os críticos já o consideram um dos grandes filmes da temporada. Para completar a celebração, em março, Tarantino faz 50 anos de idade.
Aproveitando o momento, os fãs brasilienses têm a oportunidade de assistir a uma mostra especialíssima sobre o diretor cult de Pulp Fiction e Kill Bill. Mondo Tarantino começa amanhã e fica em cartaz até 17 de março no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul).
Serão exibidos os oito longas-metragens do diretor, além de obras produzidas e interpretadas pelo cineasta. O mais bacana é que longas de diversos diretores, de todos os gêneros, que influenciaram Tarantino (como Brian DePalma e Martin Scorsese) também serão exibidos. “A ideia é reunir não apenas as realizações de Tarantino, mas também os filmes que o inspiraram. Oferecemos o universo que o rodeia e inspira”, explica o curador Marcos Kurtinaitis.
Gênio pop
Cinéfilo desde a juventude, quando ainda trabalhava numa videolocadora, Quentin Tarantino fez com que sua paixão pelo cinema englobasse um repertório eclético, indo de westerns à sétima arte asiática. A façanha de Tarantino é que, partindo dessas centenas de referências e citações, ele acabou inovando numa indústria recheada de clichês.
Trilhas sonoras de cair o queixo, cenas de ação eletrizantes e diálogos repletos de humor ácido e ironia fazem parte de sua assinatura. “Com estrutura diferente e violência tratada de uma forma única, seu cinema é um mundo a desvendar. Espero que o público aproveite”, finaliza Kurtinaitis.
Programação
Amanhã
13h40 – Cães de Aluguel
15h40 – Os Cinco Dedos da Morte
18h – Kill Bill vol. 1
20h20 – Kill Bill vol. 2
Sábado
13h30 – Plantão Médico: Maternidade + C.S.I.: Perigo a Sete Palmos
16h20 – Um Drink no Inferno
18h30 – Planeta Terror
20h40 – À Prova de Morte
Domingo
13h – Assassinos Por Natureza
15h30 – Amor à Queima-Roupa
18h – Cães de Aluguel
20h – Jackie Brown
SERVIÇO:
Mondo Tarantino – De amanhã a 17 de março. Visitação: de terça a domingo. No Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul). Entrada franca. Informações: 3108-7600. A programação completa pode ser conferida no site bb.com.br/cultura e no facebook.com/ccbb.brasília. Classificação indicativa varia de acordo com o filme.