Menu
Viva

MPB do universo virtual

Arquivo Geral

07/01/2011 7h46

A partir de hoje e até o dia 23 de janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) reúne  no palco artistas que se destacam ao fazer da internet seu principal veículo de comunicação e interação com fãs. O Sai da Rede começa apresentando shows de Lucas Santtana, Tiê e Isaar, nomes que trazem a Brasília uma nova mistura de ritmos, influências e modernidade.

 

A escolha dos artistas, feita pelos curadores Amanda Menezes e Pedro Seiler, foge do lugar-comum ao trazer para a capital o que há de mais interessante circulando na rede mundial de computadores. 

 

“Adoro cultura digital, coisas compartilhadas, muitas vezes de graça. É muito divertido. Estou sempre ligado na internet.”, conta o baiano Lucas Santtana.  “No meu caso foi fundamental. Quando meu terceiro disco foi lançado eu criei meu selo e comecei um blog. A internet é interessante porque muitas vezes só com a música você não consegue passar todo o seu pensamento, sobre o que você acredita. Mas através do blog fui mais compreendido”, observa o cantor e compositor, que também se apresenta, amanhã, na cidade, na boate La Ursa, como DJ.

 

Quando se trata da interação com os fãs, Santtana também aprecia a facilidade que a internet lhe proporciona: “Antes só havia na hora do show ou quando eles compram um disco, agora estou no Facebook, Orkut, Myspace e blog. Fica tudo mais fácil”. A cantora Isaar concorda: “O fato de as pessoas terem contato com minha música sem nem precisar ir a um show ou comprar um CD já é maravilhoso.”

 

Segundo ela, hoje seu público da interneta não se limita a ouvir seu trabalho, mas também a assistir. “A maioria dos videos que tem na internet não fui eu quem coloquei, foram fãs. Isso é bem bacana. Com a internet eu posso disponibilizar e manter contato com eles. Demorei para pegar o costume, mas hoje é parte do meu cotidiano.”

 

Assim como eles, a paulistana Tiê também acredita que a internet seja uma grande empurrão na carreira de muitos músicos: “Ajudou muito porque você pode divulgar o seu trabalho de forma independente. É claro que também é preciso tomar cuidado com algumas coisas, mas ela é muito bem vinda e é bastante eficiente”.

 

No repertório dos shows, todos prometem algumas músicas inéditas. No caso de Santtana, o setlist será marcado pelos álbuns Sem Nostalgia e 3 Sessions in a Greenhouse, além de versões para canções de Bob Marley. Na apresentação de Tiê, ela tocará a música Mapa Mundi, de Thiago Pethit, e outras de seu disco de estreia, Sweet Jardim. Já na performance de Isaar, os álbuns Corpo de Espuma e algumas poucas de Azul Claro devem animar a noite.

 

Outro detalhe interessante sobre o projeto é a diferença notada pelos músicos a respeito o local escolhido para as apresentações. “Raramente faço shows em teatros, estou na expectativa. Vai ser um show alegre, para dançar, mas também vale ficar sentado e curtir mais o som”, conta Isaar. Santtana, que estará acompanhado da banda Seleção Natural, também ressalta a diferença: “Geralmente tocamos em lugares abertos, mas no teatro vai ser legal porque você pode levantar para dançar, mas também pode sentar e curtir um som com mais tranquilidade, para ouvir com calma e apreciar a sonoridade”.

 

Ainda pelo mesmo projeto, passarão pelo palco do CCBB os artistas e bandas Burro Morto, Lulina, Instituto, Letuce, Tulipa Ruiz e João Brasil. 

 

Sai da Rede – Até 23 de janeiro. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 20h. No Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Sul, Trecho 2). Entrada franca. Informações: 3310-7087. Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado