Fica aberta de segunda-feira a domingo, até o dia 14 de novembro, a exposição Joaquim Nabuco: O valor da palavra empenhada. A mostra reúne documentos, obras de arte, peças de mobiliário, utensílios e livros do escritor, jornalista, diplomata e deputado Joaquim Nabuco.
A exposição integra o conjunto de iniciativas públicas e privadas que o homenageiam ao longo de 2010, instituído como Ano Nacional Joaquim Nabuco por lei federal. O objetivo é destacar a trajetória política e parlamentar de Nabuco. A mostra enfatiza suas idéias, seu papel para a formação do Estado Brasileiro e a atualidade de seu pensamento.
A mostra é dividida em três partes. A primeira delas corresponde aos anos de formação de Joaquim Nabuco. A segunda aborda sua atuação política, a atuação em Plenário, às causas abraçadas e sua luta em prol da abolição da escravatura. O terceiro momento da exposição enfoca a chegada da República, a interrupção de sua vida parlamentar, suas atividades posteriores como escritor e diplomata.
Joaquim Nabuco: O valor da palavra empenhada – Visitação até 14 de novembro, de segunda a domingo, das 9h30 às 17h, no Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional. Entrada franca. Informações: 3033-2929. Classificação livre.