O Instituto Cervantes promove, de 15 a 18 de agosto, a 3ª Edição da Mostra de Cinema Fantástico e de Terror Espanhol. Intitulada Terror Pop, esse ano o ciclo propõe uma viagem pelas produções do gênero realizadas nos anos 70 e 80, a fim de traçar um panorama da produção da sétima arte no país. Na mostra serão exibidos filmes dos consagrados diretores como Jesús Franco e Armando de Ossorio.
O Fantástico é um gênero literário que migrou para o cinema, e que define narrativas de ficções que possuem elementos não explicados pela lógica da nossa realidade. Mortos andando entre os vivos, monstros das mais variadas formas, árvores, pedras e animais que falam, são alguns exemplos do que acontece no Cinema Fantástico e atrai milhões de espectadores em todo o mundo.
O Terror também faz parte do intitulado Cinema Fantástico. Um dos cineastas mais aclamados mundialmente deste ramo é Alfred Hitchcock que se distinguia pelo elemento surpresa mais característico do cinema de horror: a música acentuada e gradativa. Outro recurso usado são os efeitos de luzes e sombras que enganam os olhos assustados do público. Um exemplo bastante conhecido das facetas de Hitchcock é o filme Psicose de 1960.
Para a mostra Terror Pop foram selecionados quatro filmes: Pânico no Transiberiano, Drácula contra Frankenstein, A Marca do Lobisomem e O ataque dos mortos sem olhos. Todos com legendas em português e com exibição no Espaço Cultural Instituto Cervantes, sempre às 19h30. Entrada franca.
Serviço:
Terror Pop
Mostra de Cinema Fantástico e de Terror Espanhol
De 15 a 18/08
Horário: 19h30
Entrada Franca
Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (Instituto Cervantes707/907 Sul, Bloco D)
Mais informações: (61) 3242-0603