
Marina Macêdo
marina.macedo@jornaldebrasilia.com.br
Os tablados do Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília (CCBB) recebem a partir desta quinta-feira espetáculos inéditos na Mostra Internacional de Teatro 2011. Em parceria com o Filo – Festival de Teatro de Londrina, o evento está em sua sexta edição e traz espetáculos de grupos da Alemanha, Argentina, Finlândia e, também, de Portugal.
Quem assina a curadoria do projeto é Luiz Bertipaglia, diretor do Festival Internacional de Londrina. Ele escolheu as peças que desembarcarão na capital. De um total de 12 performances que serão apresentadas em Londrina, foram selecionadas quatro para Brasília: Amar, do argentino Alejandro Catalán (o único espetáculo, com legendas, que serão projetadas em um telão); Persona, de Ingmar Bergman (com texto em Língua Portuguesa, de Portugal); Keskusteluja, da companhia WHS da Finlândia (sem texto); e, por último, Deluiso, com direção de Michael Vogel, sem texto. “O festival possui o mesmo formato do de Londrina. É uma espécie de recorte do que será apresentado aqui”, diz.
“Sabendo do alto nível de conhecimento dos brasilienses, escolhemos essas quatro que trazem conceitos e estilos diferentes”, ressalta Luiz Bertipaglia. O espetáculo, que estreia a programação da mostra nesta quinta e segue até o dia 12 de junho, é do conceituado argentino Alejandro Catalán. Ao longo da peça – que traz um inusitado jogo de luz – são narradas questões amorosas num cenário formado por duas cadeiras, um ramo de árvore e algumas lanternas. O efeito fica a cargo dos próprios atores. Eles iluminam os outros integrantes em cena com lanternas e dão dinâmica à narrativa.
Na segunda semana, dia 16 e 17 de junho, é vez da montagem Persona, de Ingmar Bergman e direção do cineasta João Canijo. “É uma interlocução de duas artes: o cinema e teatro”, explica Luiz. Enquanto o filme de Bergman é projetado, os atores coordenam os movimentos do palco exatamente como o da telona.
A terceira peça, Keskusteluja, será apresentada nos dias 18 e 19 de junho, a partir da parceria do Centro do Novo Circo na Finlândia e Centro de Artes do Circo de Basse-Normandie. A peça dá um passeio entre a dança, malabarismo, marionetes e ilusionismo com o malabarista Ville Wallo e o mágico Kalle Hakkarainen, artistas da companhia WHS. E para encerrar a programação, do dia 23 a 26, será apresentada Deluiso, atração do teatro da Alemanha. “É um dos carros-chefes da mostra internacional. Uma particularidade dessa encenação é a utilização de máscaras feitas pelo próprio grupo”, lembra o curador da mostra.
MIT – Mostra Internacional de Teatro 2011 – A partir desta quinta até 26 de junho. No Teatro do Centro Cultural do Banco do Brasil Brasília (Setor de Clubes Esportivo Sul). Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Verifique a classificação indicativa. Informações: 3310-7087.
Veja a programação:
Amar (Argentina) – A partir desta quinta até domingo. Quinta e sexta, às 21h. Sábado, às 18h30 e 21h. domingo, às 20h. Não recomendado para menores de 16 anos.
Persona (Portugal) – Dias 16 e 17, às 21h. Não recomendado para menores de 16 anos.
Kekusteluja (Finlândia) – Dias 18 e 19, às 21h. Não recomendado para menores de 14 anos.
Delusio (Alemanha) – Entre os dias 23 e 26. De quinta-feira a sábado, às 21h. Domingo, às 16h. Não recomendado para menores de 14 anos.