
Novembro é o mês da dança na Funarte. Acontece no Teatro Plínio Marcos o projeto Paralelo 16 – Mostra Internacional de Dança Contemporânea. Pela primeira vez na capital federal, a programação começa no dia 2 e termina no dia 20 de novembro, apresentando produções de vários estados do Brasil. Serão 12 espetáculos diferentes de diversas companhias do país, com ingressos a preços populares, R$ 10 cada espetáculo.
A edição de 2011 é a quarta da mostra, mas a 1ª em Brasília. As três edições anteriores foram realizadas em Goiânia, cidade da renomada companhia Quasar, cuja diretora, Vera Bicalho, é também curadora da mostra. Bicalho acredita que trazer o festival para a capital federal é uma maneira de aproximar as duas cidades no processo de produção e divulgação da dança brasileira.
Além de oferecer espetáculos inéditos na cidade, a mostra busca articular ações para promover a qualificação profissional de produtores e artistas, por meio de intercâmbios e oficinas, como forma de difusão de ideias e práticas bem-sucedidas entre realizadores de várias regiões do país.
Realizadores de companhias de diversos estados com espetáculos na mostra irão ministrar oficinas, direcionadas aos profissionais da dança, coreógrafos, estudantes e pesquisadores.