Menu
Viva

Mostra de Cinema B.O. e Curta Brasília são novos eventos voltados para os cinéfilos

Arquivo Geral

27/08/2012 14h37

Giulia Batelli
Especial para o Jornal de Brasília

 

Macerlo Diniz, Rodrigo Nunes, Kakau Rodrigues e Clarissa Almeida são da equipe na Mostra de Cinema B.O./Foto: Giulia Batelli/ DivulgaçãoNeste semestre, Brasília conta com as primeiras edições de dois festivais de curta-metragem: a Mostra de Cinema B.O., com inscrições até o dia 1º de setembro, e o Festival Curta Brasília, no final de novembro. Os eventos também oferecerão palestras e oficinas gratuitas.

 

 

A Mostra de Cinema B.O. reunirá curtas-metragens nacionais com baixo orçamento, produções que não ultrapassem o custo de R$ 20 mil. Serão selecionados 12 filmes pelos curadores Pablo Villaça, crítico de cinema, e Sérgio Moriconi, professor e cineasta. A mostra será nos dias 23, 24 e 25 de outubro, na Caixa Cultural de Brasília, de 9h às 23h. Os curtas serão exibidos nos dois primeiros dias e, no terceiro, será feita a premiação.

 

 

De acordo com o coordenador geral, Rodrigo Nunes, um diferencial é o prêmio. No total, os classificados em diversas categorias receberão aproximadamente R$ 25.500. “Em outras mostras competitivas de baixo orçamento ou não premiam ou o prêmio é de baixo valor”, afirma Nunes. Segundo ele, os principais critérios a serem avaliados nos filmes são a ideia e as técnicas aplicadas. Cinco especialistas farão parte do júri, um deles é o cineasta Iberê Carvalho.

 

 

Além da mostra, também serão oferecidas palestras e oficinas com profissionais da área de cinema. Metade das vagas das oficinas será destinada aos alunos do Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal, que poderão contar com transporte e lanche gratuitos.

 

Discussão

 

O Festival Curta Brasília, que também estreia este ano, tem como intuito oferecer um novo espaço para discussão e divulgação de cinema na cidade, em específico o curta-metragem. É composto por dois programas competitivos: o Mostra Curta Brasília e o Mostra Curta Brasil.

 

Idealizado pela coordenadora geral da mostra, Ana Arruda, e pelo produtor executivo, Alexandre Costa, o festival será de 29 de novembro a 2 de dezembro, no Teatro Nacional. A programação terá oficinas, debates e um circuito itinerante nos cineclubes da capital, onde serão exibidos filmes brasilienses reunidos no DVD Curta Brasília.
Há 11 anos no ramo, a coordenadora frisa a necessidade de valorizar as produções locais. “A circulação e distribuição já são críticas para filmes, em geral. Filmes de arte não têm uma circulação tão grande. Filmes de Brasília, menor ainda. Curtas, menor ainda mesmo”, diz Ana.

 

A mostra recebeu mais de 300 filmes inscritos e serão selecionados, em média, 40 curtas. A banca julgadora avaliará principalmente a estética (roteiro, som, montagem etc), criatividade, argumento, interação com o público. “Um dos tópicos que a gente vai abordar nesse festival são as novas formas de fazer cinema em formatos criativos de autossustentabilidade.”, explica Ana.

 

 

Primeira participação

 

Formada em cinema em julho deste ano, Marisa Mendonça inscreveu seu primeiro curta, O Corpo da Carne, em festivais de outras cidades como Belo Horizonte, Porto Velho, Goiânia e, também, nos regionais, como o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – no qual teve seu curta selecionado para concorrer ao Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Ela acredita que a premiação não é o mais importante: “Todo mundo que participou do curta é meio iniciante, então, para a gente que está saindo da faculdade de cinema agora, é muito bom só de ter sido selecionado”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado