Marina Macêdo
marina.macedo@jornaldebrasilia.com.br
Para homenagear o Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, o Serviço Social do Comércio no DF (Sesc) junto com o Coletivo Lente Cultural ocupa as unidades da instituição em Ceilândia, Gama e na Estação 504 Sul, a partir do primeiro dia de agosto, com exposições que valorizam a arte. O projeto foi batizado de Fotografia: Arte, Cultura e Ação Social e traz, ainda, para os brasilienses palestras e workshops.
Mas enquanto agosto não chega, quem passar, a partir desta quarta-feira, pela Estação Rodoviária do Metrô e em unidades do Sesc, poderá desfrutar de uma prévia do projeto. A última edição, realizada em 2010, alcançou a marca de 40 mil visitas. Para este ano a expectativa é ainda maior. “Esperamos o dobro de visitações”, conta Eraldo Peres, presidente do Coletivo Fotográfico Lente Cultural.
“O que buscamos é despertar a sociedade a observar a fotografia como arte”, explica Juliana Valadares Coordenadora de Cultura do Sesc.
Nomes importantes da fotografia brasiliense, como Kazuo Okubo, João Campello, Adriano Gonçalves, Donizete Aparecido, José Rosa, Geovany Bezerra, José Artur Monteiro, Isabela Lyrio e Orlando Brito, assinam o projeto. Do circuito nacional, João Ripper, Egberto Nogueira e Dirceu Maués. Já na cena internacional, o argentino Luis Alberto e Pablo Corral, do Equador, são os participantes.
Uma das atrações mais encantadoras e esperadas é a oficina de Pinhole com José Rosa, onde os visitantes entram em um trailler escuro que simula uma máquina fotografia gigante. “A ideia é mostrar como funciona o processo fotográfico e encantar os visitantes”, explica o professor.
Além de mostrar o interior da câmera, também é abordada a revelação no negativo. Quem se interessar, poderá mergulhar mais fundo no assunto com a Oficina de Câmera Artesanais, de Dirceu Maués, onde os participantes vão construir uma câmera artesanal.
A proximidade com a arte e os autores também pode ser aproveitada por meio de palestras. Os temas Fotografia e Cinema; Fotografia Social; Fotografia de Eventos; e Do Social ao Autoral serão ministrados, respectivamente por Egberto Nogueira, João Ripper, Adriano Gonçalves e Kazuo Okubo.
Nos dias 6 e 13 de agosto, Geovany Bezerra fica a cargo do workshop Iluminação de fotografia para Produtos. Já nos dias 17 e 20, é a vez de Donizete Silva aplicar sua oficina de Fotografia Sensual e Nu.
O evento será realizado de 1° a 31 de agosto, com entrada franca. Informações: www.mesdafotografia. blogspot.com. A classificação indicativa varia de acordo com a programação.
As inscrições devem ser feitas nas secretarias das unidades do Sesc.