Começa hoje (19/02) e vai até 9 de março, a mostra Produção Criativa – O Cinema de Paulo Branco, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

O evento é uma homenagem ao produtor cinematográfico Paulo Branco, um dos mais importantes produtores de cinema autoral em atividade atualmente. Serão apresentadas 20 das mais de 200 obras da extensa carreira do produtor. A mostra contará com a participação do próprio Paulo Branco que abrirá um debate no dia 7 de março, às 19h30, no Cinema do CCBB.
Bastante conhecido pelas participações em festivais de cinema, como o de Cannes e de Locarno, Paulo Branco é o produtor com maior número de filmes exibidos. “ A gente decidiu homenageá-lo, porque um produtor com este perfil merece reconhecimento e a nossa admiração”, disse o curador da mostra, Francisco César Filho.
A filmografia do produtor soma mais de 200 obras. “ Pra gente foi uma tristeza ter que escolher apenas 20. Todos os diretores são admiráveis”, falou Francisco. Para selecionar os filmes, os curadores deram preferência aos diretores mais conhecidos e aos filmes que segundo eles, cairão no gosto dos brasilienses.
O filme Palavra e Utopia (2000), do diretor Manoel Oliveira, por exemplo, está dentro dos 20 que serão exibidos.
Com a participação do ator Lima Duarte, é uma das obras que os organizadores estão apostando positivamente.
Além de Manoel Oliveira, estarão na mostra obras dos diretores Wim Wenders, Raúl Ruiz, Philippe Garrel, Olivier Assayas, Luc Moullet, Pedro Costa, Alain Tanner, entre outros.
“Foi bastante complicado fazer com que Branco viesse para o Brasil. Ele não gosta de viajar, mas ainda bem que conseguimos. E garanto que a presença dele na mostra será bastante especial e o debate vai ser divertido e revelador”, contou Francisco.
A mostra acontecerá também no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, de 27 de fevereiro a 16 de março. Lá, Paulo Branco também prestigiará o evento e participará de debates. No dia 7 de março, falará para o público no CCBB Brasília e no dia 8, em São Paulo. No dia 06, O CCBB Rio terá uma aula magna com o cineasta, no entanto este Centro Cultural não receberá a mostra.
SERVIÇO:
Cinema
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Dias: 19 de fevereiro a 9 de março
Horários e classificação indicativa: disponíveis no site www.bb.com.br/cultura e no facebook.com/ccbb.brasilia
Entrada: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)