O trabalho de Kathryn Bigelow, a primeira mulher na história a ganhar o Oscar de melhor direção, se transformou em uma nova peça de arte para o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), cujos responsáveis anunciaram hoje a aquisição do arquivo completo da cineasta.
O museu informou que adquiriu numerosos documentos de Kathryn, como notas de pré-produção e material para a imprensa, que detalham desde seus primeiros projetos até seu premiado filme Guerra ao Terror (2008).
O processo criativo da diretora poderá ser acompanhado assim através dos roteiros, das filmagens, que estarão incluídos no arquivo da diretora que arrasou na última edição do Oscar ao conseguir seis das prezadas estatuetas.
Kathryn Bigelow fez história na última edição do prêmio, na qual enfrentou seu ex-marido James Cameron, ao se transformar na primeira mulher a ser reconhecida com o prêmio de melhor direção pelo seu trabalho em Guerra ao Terror.
“Durante mais de 30 anos, Kathryn elaborou uma filmografia que desafia os gêneros e as expectativas de gênero”, assegurou o museu em comunicado