Os cinco anos mais enigmáticos e experimentais da carreira de Henri Matisse (1869-1954) e sua influência em sua obra posterior são o tema da próxima grande exposição do Museu de Arte Moderna (Moma) de Nova York, a primeira dedicada a esse período do pintor francês.
Uma coleção de 120 pinturas, esculturas e desenhos feitos pelo francês nesses cinco anos mostra “seu processo de trabalho e a revolucionária experimentação do que ele mesmo chamava de seus métodos de construção moderna”, disse o Moma.
A mostra, que já passou pelo Art Institute de Chicago, tem como curador John Elderfield. Ele explicou hoje que “o objetivo da exposição é falar dos grandes mudanças que Matisse sofreu quando voltou do Marrocos em 1913”.
“(Matisse) decidiu fazer uma mudança bastante brusca em sua pintura, passando de desenhos coloridos a enfatizar a forma”, explicou o curador, acrescentando que foram também os anos em que o pintor francês começou a prestar atenção em artistas mais jovens, especialmente os cubistas Pablo Picasso (1881-1973) e Juan Gris (1887-1927)