Menu
Viva

Ministério da Cultura e Funarte apresentam o espetáculo "Ensaio Geral"

Arquivo Geral

06/11/2013 15h30

Com duração de 60 minutos o espetáculo “Ensaio Geral” se estrutura em um grande ensaio de teatro musical e discursa a partir de um apanhado de textos livremente adaptados pelo grupo: “Discurso para a Humanidade” de Charlie Chaplin, “Por trás da Vidraça” de Caio Fernando Abreu, “Um convite ao vôo” de Eduardo Galeano, “O Cantar dos Cantares”- texto retirado da Bíblia, “Dona História” – da obra “Tu não te moves de ti”, de Hilda Hilst, além da criação: “Aishiteru” da integrante do grupo Isumy Kudo. É elaborado a partir da composição de quadros de uma degustação sonora e visual particular discorrendo de forma não convencional sobre as facetas da palavra Amor. 

 

 SOBRE O DIRETOR 


Hugo Rodas é diretor e ator reconhecido em âmbito nacional e internacional, vencedor de prêmios importantes, transformou a história das artes cênicas em Brasília, cunhando estilo de encenação que mistura teatro, dança e música com irreverência e talento. De origem uruguaia e radicado no Brasil, tem mais de 50 anos de vida dedicados ao teatro. É doutor por notório saber em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília, onde leciona há mais de 30 anos, tendo formado várias gerações de atores e diretores que atuam em todo o Brasil e no exterior. Seu trabalho, sempre voltado à experimentação e à inovação, é um alicerce incontestável na construção da cena teatral e cultural contemporânea da cidade. 

 

Em sua carreira realizou e produziu centenas de cenografias e montagens no Brasil e no exterior, alguns destaques: Álbum Wilde(2001), “Mahagonny”(2001) Arlequim, Servidor de Dois Patrões(2002), Rosanegra(2002), Preciosas Promessas(2004), As Quatro Caras de Um Mistério(2003), Adubo ou a sutil arte de escoar pelo ralo(2006) e Boleros(2008).  

 

SOBRE A COMPANHIA 

 

O ATA – Agrupação Teatral Amacaca – dirigido por Hugo Rodas, investe em pesquisa de linguagem desde 2009. Grupo oriundo e apoiado por projetos de pesquisa acadêmicos como o LADi – Laboratório de Dramaturgia Interdisciplinar, Mousiké e TUCAN (UnB), seu principal foco é descobrir formas de dramaturgia por meio da exploração vocal, muscular, gestual, estudo de instrumentos musicais e ritmos. 

 

Em 2012, o ATA estreou seu primeiro espetáculo – Ensaio Geral – com temporada no Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO entre os dias 11 de outubro e 18 de novembro de 2012. Em seguida foi selecionado para a única mostra de teatro competitiva do DF – o Prêmio Sesc de Teatro Candango – onde recebeu o Prêmio de Melhor Trilha Sonora e as indicações para: Melhor Ator, Atriz e Melhor Iluminação. 

 

PROGRAMA EDUCATIVO 

 

O diretor Hugo Rodas ministrará a oficina gratuita, Corpo Instrumento que abordará práticas buscando uma linguagem a partir das possibilidades musculares do corpo. Pretende estimular também a criação de uma gestualidade desvinculada da memória usual, em busca de expressões vocais aliadas ao gesto. 

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo email:prod.teatralbsb@gmail.com. Para maiores informações, ligue no 61.99642103

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado